Etica e ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA E CIÊNCIA: URGÊNCIA DO DEBATE

Maria Sulamita Faqueti Amandio

Prof. André Bazzanela
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História (HID 0081) – Métodos e Técnicas dePesquisa Educacional
22/01/09

Resumo

Afinal o que é ética? O que é ser ético?Quem tem o direito de julgar o que é ou o que não se enquadra nessa definição?Ética depende de ponto de vista ou é umcódigo único que deve ser adotado por todos?Durante toda a história temos exemplos de como a ciência e os cientistas são perseguidos por não serem “éticos”, não fazerem ou professarem aquilo que os“dominantes” da situação julgavam aceitáveis ou não. Vale apena passar por cima de princípios estabelecidos e considerados justos por uma maioria em nome de um bem maior?

Palavras-chave: Ética ; Ciência;Moral.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente existe um forte debate entre o que é ético ou não no campo da ciência, de um lado cientistas lutando para defender suas teorias e procedimentos em nome de umbem maior e de outro lado, religiosos, líder espirituais e uma parcela da comunidade lutam para defender aquilo que acreditam ser o correto.

Para Valls (2007) : "A ética é daquelas coisas que todomundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. E diante disso eu me pergunto quem é capaz de julgar o que é certo ou errado? Se já partimos da dificuldade até deexplicar o que é ético ou não.

O interesse econômico quase sempre vem em primeiro lugar, se alguém está “perdendo” ou se algum “principio” está sendo posto de lado não importa, para os cientistas obem maior justifica os meios e para os críticos existem outros caminhos menos tortuosos.

2 CÉLULAS TRONCO

Com certeza a maior discussão entre Ética X Ciência é a manipulação das chamadascélulas troncos , de um lado os cientistas exaltando os benefícios que isso pode trazer para os seres humanos e de outro a Igreja e parte da sociedade os acusando de “brincar de Deus” .

A Igreja...
tracking img