Papilomatose bovina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DA SAUDE E PRODUÇÃO ANIMAL
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA DE DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS E PARASITÁRIAS II
ANTONIO HORTA E RAIMUNDOKLEBER

PAPILOMATOSE
HIGO GREGÓRIO SILVA FAVACHO - 20053029

BELÉM-PA
2009

1. DEFINIÇÃO
Doença contagiosa de origem viral (gênero Papillomavirus) que acometem bovinos, suínos, coelhos e outrosanimais domésticos, causando o aparecimento de “verrugas”, que constituem uma neoplasia epitelial benigna. Sua gênese de formação compreende vários estágios de desenvolvimento, terminando o processo,muitas vezes, numa regressão espontânea. Nos animais de produção, a doença possui importância econômica, já que, no caso dos bovinos, reduzem a qualidade do couro ou o inutilizam por completo.
2.PAPILOMATOSE BOVINA
2.1 ETIOLOGIA:
O vírus da papilomatose bovina (VPB) apresenta as propriedades dos papovavírus (tamanho de 50-55nm de forma esférica e simetria icosaédrica, o n° de capsômeros é de72, o acido nucléico é constituído por duas cadeias de DNA e possui envoltório protéico desprovido de lipídeos). Quando inoculados em diversos tipos de culturas celulares o vírus ou seu acido nucléicocausam diversas transformações. As células crescem desordenadamente e em varias camadas, o numero de cromossomos é conservado e no meio de cultura pode ser comprovada a existência de uma arginaseinduzida pelo vírus.
2.2 TRANSMISSÃO:
A transmissão da doença ocorre por contato da superfície infectada em lesões por continuidade na pele (provocada por artrópodes – Stomoxys calcitrans) ou poraplicação intra-dérmica do VPB. A doença pode ocorrer em conseqüência a um reagrupamento de animais jovens ou a introdução de bovinos nos quais a presença da papilomatose não foi levada em consideração.2.3 SUSCEPTIBILIDADE:
Animais jovens, com idade até 2 anos são susceptíveis a doença, sendo o sexo um fator não determinante da doença. A forma de inoculação mais eficaz é a intracutânea,...
tracking img