Etica e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vázquez, cap. 1


1 – Qual a diferença entre problemas éticos e problemas morais?
Os problemas pratico-morais cuidam das situações concretas, enquanto os problemas éticos são de naturezagenérica, com um caráter teórico.

2 – Qual a função fundamental da ética?
A ética tem como função fundamental estudar a moral, e a partir da analise dessa pratica moral de uma sociedade em determinadaépoca, tem como papel fornecer a compreensão racional de um aspecto real e efetivo do comportamento dos homens, pautado em fatos de valor.

3 – Qual o valor da ética como teoria?
Considerando ocomportamento moral do homem, que não e algo estável e sim dinâmico, que sofre constantes variações ao longo do tempo, a ética tem como fundamento a concepção filosófica do homem, que nos da um panoramageneralizado deste como ser social, histórico e criador.

4 – Qual a definição da ética proposta por Vázquez?
Segundo Vazquez, a ética e a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens emsociedade.

5 – Segundo Vázquez, qual é o objeto de estudo da ética?
Segundo Vazquez, o objeto de estudo da ética e a moral.


Vázquez, cap. 2


6 – Qual é a origem da moral?
A origem damoral se situa fora da historia, e essa caráter segue três direções fundamentais: “Deus como origem ou fonte da moral”, “A natureza como origem ou fonte da moral” e “O Homem como origem e fonte damoral”.

7 – Como ocorre o progresso da moral?
A moral se desenvolve ao longo do tempo de acordo com o momento histórico e social.

8 – Quais são as características do progresso histórico-socialque devem ser consideradas em relação ao progresso da moral?
O progresso histórico-social cria as condições necessárias para o progresso moral e pode afetar negativa ou positivamente os homens de dadasociedade sob o ponto de vista moral.
Suas características a serem consideradas são: Tipo de organização social, produção de bens culturais, atividade produtiva, social e espiritual.

9 – Como...
tracking img