Trabalho de vicente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SERTÃO DA BAHIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ÂNGELA QUEIROZ ALVES, BETÂNIA

DEISE TEIXEIRA ALECRIM, LUCIARA MARQUES DOS SANTOS

LUZIENE ANDRADE, FABRICIO











AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUA NECESSIDADE NO COMPARTILHAMENTO DAS INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES















IRECÊ – BA
2012

ÂNGELA QUEIROZ ALVES, BETÂNIADEISE TEIXEIRA ALECRIM, LUCIARA MARQUES DOS SANTOS

LUZIENE ANDRADE, FABRICIO

















AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUA NECESSIDADE NO COMPARTILHAMENTO DAS INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES




Artigo apresentado à disciplina Administração da Informação, do curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia – UESSBA.Sob orientação da docente: Marcio Alexandre Magalhães.









IRECÊ – BA
2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa discutir sobre a temática da Administração da Informação tratando das tecnologias da informação e sua necessidade no compartilhamento das informações nas organizações. O termo informação como ciência é aquela, que segundo Borko (1968), investiga as propriedades e ocomportamento da informação, as forças que gerenciam o fluxo de informação e o significado do processamento da informação para aperfeiçoar a usabilidade e a acessibilidade.
Assim, sintetiza todas as possibilidades da informação que se adequa a cada espaço que é utilizado sendo daí o formato original do corpo do conhecimento, expandindo-se em um leque vasto no viés semântico possuindo diferentesdefinições.
Nas ultimas décadas, houve uma grande mudança no papel da Tecnologia da Informação (TI) e o Sistema de Informação (SI) nas organizações. De um papel restrito ao suporte administrativo, ambos tornaram-se elementos incorporados às atividades das empresas, integrando-se aos serviços e produtos das empresas, tornando-se por vezes o próprio negócio.
A informação, segundoChaumier (1986) possui duas finalidades uma para conhecimento dos ambientes interno e externo de uma organização e para atuação nestes ambientes. Uma derivação desta classificação deve ser feita em função do papel que a informação pode desempenhar nas atividades de uma organização.
Dessa forma, pretende-se abordar neste trabalho as discussões que a Tecnologia da Informação (TI) e o Sistema deInformação (SI) propõem a Administração, como também o manejo dessas ferramentas nas contribuições e favorecimento de sucesso nos negócios de uma determinada empresa ou espaço administrativo.










DESENVOLVIMENTO


O conceito de Ciência da Informação mais utilizado na contemporaneidade tem suas raízes na Conferencia do Instituto de Tecnologia da Geórgia entre outubro de1961 e abril de 1962. Nesta entende-se, além do que Borko comenta sobre esse tema e de certa forma o restringe, que é o processo incluído na origem, disseminação, coleção, organização, armazenamento, recuperação, interpretação e o uso da informação.
Seu campo de atuação é dos mais variados e se relaciona com as áreas da matemática, lógica, linguística, psicologia, tecnologia computacional,pesquisas operacionais, artes gráficas, comunicação, biblioteconomia, gerenciamento, entre outros e por estar nesses vários espaços contribui para dificultar sua definição, pois assume várias facetas semânticas de acordo com o ambiente em que se apresenta.
O termo informação comentado por Rosnay (2000) assume um papel de capital acumulado que flui de modo muito mais dinâmico e veloz ao passo que édesordenada. Na visão de Pinheiro (2004) a mesma é vista de forma mais branda, pois assume diversos enfoques do cognitivismo que se relaciona ao conhecimento, administração ou gerencial no qual a informação é para a tomada de decisão; econômico, quando a informação é mercadoria (“commodity”), adquirindo valor agregado e serve para a ação, numa visão mais política e social, na formação da...
tracking img