Etica respeito e alteridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Neste trabalho serao citados os aspectos de etica,respeito e alteridade e tambem a diversidade social e como ela age nos diversos paises com o preconceito no brasil ,pois a etica é aquelas coisas que todo mundo sabe o que são ,mais que não são faceis de explicar,quando alguém pergunta.
Alteridade é a concepcão que parte do pressuposto basico de que todo homem social interage einterdepende sozinho.e o respeito tem se esmorecido desde o zelo aos bebês,que rogam aos céus pelas oportunidades de obterem veredicto favoravel dos proprios pais á vida,ate os cuidados daqueles que trazem por muitos anos o fardo de seus dias vividos.
E sobre a diversidade como ela emerge no ocidente com maior intencidade nas decadas de 80 e 90 com parte no processo de organização das lutaspelos direitos as diferenças e o respeito ás minorias raciais.
É comum a afirmaçao de que o fulano é um homem culto no sentido de ter cultura ;ou de que os moradores da roça são pessoas sem cultura ou de que os indios possuem uma cultura inferior a dos brancos.todas estas afirmaçoes são falsas do ponto de vista cientifico ,e ao adotar-se uma postura critica sera facilmente demonstrado que nãoapresentam nenhum valor do ponto de vista da busca da verdade.

Quanto as demandas dos grupos pesquisados as demais politicas é competencia do gestor da assistencia social socializa-las com o conjunto do governo com vistas a articulaçoes que respondem as suas necessidades.











2.desenvlovimento
Etica existe em todas as sociedades e talvez mesmo entre nossos parentes não-humanosmais proximos nos abandonamos o pressuposto do que a etica é unicamente humana.
Ela é uma palavra de origem grega com duas origens possiveis a primeira é a palavra grega ethos,com e curto que pode ser traduzida por costumes,a segunda tambem se escreve ethos porem com e longo que significa propriedade do carater .
A etica tambem não deve ser confundida com a lei,embora com certa frequencia a leitenha como base principios eticos.Ao contrario do que ocorre com a lei,nenhum individuo pode ser competido, pelo estado ou por outros individuos,a cumprir as normas eticas não sofre qualquer sançao pela desobediencia a estas;por outro lada a lei pode ser omissa quanto a questoes abrangidas no escopo da etica.
O respeito implica que cada ser vale por si mesmo por que simplsmete axiste e ao existira expressa algo do ser e daquela fonte orinaria de energia e de virtualidade da qual todos e para qual todos retornam.
Alteridade leva a nos ver aquilo que nem teriamos consenguindo imaginar dada a nossa dificuldade em fixar nossa atençao no que nos é habitual,familiar,cotidiano ,e que consideramos,evidente,começamos,entao a nos surpreender com aquilo que diz respeito a nos mesmos ,a nos espiar.Contra esta ideologia que se manifesta como recusa do estranho construiu-se o principio da alteridade que significa a necessidade de colocar-se na posiçao dos outros para poder compreemde-la.ha portanto,na base da liberdade religiosa constitucionamente garantida ,o principio da alteridade, o qual estabelece que cada homem deve reconhecer sua leberdade religiosa como a expressao direta daliberdade religiosa do outro.onde não existe leberdade religiosa o principio da alteridade mostra, de modo cabal, que o privilegio de um é a expressao direta privaçao do outro.
Ao mesmo tempo a existencia ,concreta de relaçoes mediadas tanto pela tolerancia como pela intolerancia vem nos mostrar que no processo de desenvolvimento do homem marcado pela existencia da alienaçao que coincide com osurgimento da sociedade de classe ocorre simultaneamente o desenvolvimento de conquistas do genero humano na direçao de sua emancipaçao e na negaçao por parte dos individuos socias,grupos e extratos sociais.
O desenvolvimento da historia no horizonte da emancipaçao humana encontra na relaçao entre as particularidades que constituem as diversas culturas e modos de ser humanos e a universalidades de...
tracking img