Contruir um texto sobre a importancia dos valores(etica, alteridade, respeito)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................... 3

DESENVOLVIMENTO.............................................................................. 4

CONCLUSÃO.......................................................................................... 11REFERÊNCIAS........................................................................................12
INTRODUÇÃO

O crescente índice de infrações cometidas por adolescentes demonstra o aumento da crise econômica e a incapacidade do Estado em promover o reequilíbrio social. Percebe-se pois, que a violência destes adolescentes, em sua esmagadora maioria, nada mais reflete do que a própria violência do meio em que vivem. A flagrante falta de apoioconduz esses jovens a adentrar a passos largos na marginalidade, fazendo deles atores de trágica dramaturgia, na qual só existem vítimas. Por certo, procuram nas drogas, um refúgio, ante uma realidade tão adversa e a prática de furtos é, tão somente, uma maneira de obter recursos para continuar sua interminável fuga. Porém, antes de pensar em punir esses desajustados, faça essa sociedade uma reflexão,tentando relembrar quando estendeu a mão em auxílio daqueles órfãos de pais vivos, filhos bastardos de uma sociedade que não os ampara, mas apressa-se em punir os outros por suas próprias falhas. O sistema de proteção integral previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente revela que nossa preocupação maior deve ser a reeducação e ressocialização destes agentes no que se refere à prática deatos infracionais por adolescentes o tema abre ampla discussão já que muitos são os estudos demonstrando que a punição é tão importante quanto à prevenção.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente a Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é quem regulamenta os crimes que envolvem adolescentes menores de dezoito anos, os quais são chamados pelo CódigoPenal Brasileiro penalmente inimputáveis.
O índice de violência, principalmente em casos que envolvam jovens em atos infracionais, gera na sociedade grande impacto, provocando inúmeros questionamentos em relação à responsabilidade dos adolescentes.
Bem se vê, que a conveniente e covarde política de promover a internação desenfreada desses jovens, longe de resolver o problema, sójoga a sujeira para debaixo do tapete, fermentando a produção do marginal do futuro. É dever dessa sociedade dar auxílio a esses adolescentes, procurando resgatar o cidadão aprisionado nestes jovens e sofridos seres.
Relembremos o genial escultor Michelângelo:

“ Tudo está dentro da pedra. Só raspo as saliências desnecessárias.”

Creio que nossa obrigação é fornecertodo o apoio necessário, e que esses adolescentes nunca tiveram, para que deles possamos cobrar algo mais do que uma natural violência daqueles que são, violentados.
A respeito, trago à colação o Enunciado 17 das “Regras de Beijing” (Regras Mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça de Menores) :

“A resposta à infração será sempre em proporção, não somente àscircunstâncias e gravidade da infração e às necessidades do menor, como também às necessidades da sociedade.”

Nesse diapasão, interessa mais à sociedade que esses infratores sejam corretamente tratados, sendo desnecessária sua segregação social para o intuito de resgatá-los à cidadania e não colaborar para seu ingresso na marginalidade, forçando-o ao convívio com elementos de outras cepas ...de outras histórias, e sem nenhum apoio na área educacional, reflexo da lamentável omissão do Estado, despreocupado em resgatar o cidadão, naquele que, eventualmente, comete infração, pouco se importando com a deteriorização causada ao ser humano submetido a condições adversas, tais como, as observadas nos centros de internação de adolescentes.

A medida sócio-educativa visa,...
tracking img