Etica na vida e no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os textos que irei abordar aqui tratam da ética tanto na vida privada como na esfera pública. E também como deve ser um comportamento ético para se viver bem em sociedade e consigo mesmo.
Pois sabemos que a ética tem se colocado como eixo fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade, dentro de parâmetros voltados para o dever de agir de acordo com o bem comumentre os homens, e em concordância com os valores morais que prezam pela ação virtuosa preocupada com o bem entre os diferentes.
E mesmo sabendo que a reflexão ética se apropria dos valores morais considerados bons, admitimos que a dificuldade ao se pensar na ética no mundo dos negócios esta no fato de que o mundo da administração muitas vezes exige posturas que possam dar conta de enfrentar osdesafios.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - ÉTICA E MORAL

A palavra “ética” vem do grego ethos, que quer dizer caráter ou hábito, e também morada, muitos traduzem como “morada do caráter”.
Algumas pessoas confundem ética com moral, entretanto existe uma grande distinção entre moral e ética.
Ética é um conjunto de normas para se viver bem em sociedade. Atitudes que o ser humano deve tomar para seviver bem, mas que esse bem não seja apenas para si próprio, mas sim um bem comum.
Moral é basicamente uma hierarquia de valores, que são adotados ao longo da vida, o que é mais importante na vida, o que é certo ou errado, a distinção entre o bem e o mal, qual o sentido que se da à vida?
Essas definições serão determinantes na busca da felicidade, pois na medida em que se conseguir realizar osvalores considerados positivos poderá ser feliz.
Sendo uma ordenação de valores, orienta os posicionamentos que assumimos em função das decisões que tomamos a cada instante de nossa vida.
Alguns conceitos como prazer, realização, e ate mesmo amor e sexo tem muito a ver com a hierarquia dos valores.
Pois somos constantemente chamados a tomar decisões na qual consciente ou inconsciente, osvalores que orientam as nossas vidas são envolvidos.
E através da ética é que os valores morais são postos em pratica, pois ela é a ação, ou seja, á forma e traduzir a moral em atos. Por exemplo, a verdade pode estar numa posição alta na minha hierarquia de valores, mas em si, dizer que a verdade ocupa um lugar importante na minha vida só vai me levar a um estado de contemplação. Praticar a verdade nosmeus atos, não mentir, ser autentico, estes são princípios éticos que em função da importância que dou ao valor verdade, passo a praticá-lo.

2.1.1 – SER ÉTICO

Não existe uma única maneira de definir o que é ser ético, pois a ética possui diversas faces.
O comportamento de uma pessoa ética é caracterizado por sete idéias do bem viver.
A primeira idéia do ético é o cuidado com o nossoser e com os outros. Devendo orientar e se preocupar com o outro, da mesma forma que se preocuparíamos conosco.
O Cuidado tem de envolver direta ou indiretamente o ser humano, a si próprio ou a outro.
Deixar de cuidar ou então, cuidar de maneira incorreta são sinais de falta de ética. Pois não é todo cuidado que faz parte do comportamento ético.
O cuidado ético é aquele que se preocupa tantoconsigo, quanto com o outro. Que pensa se a ação realizada no momento irá afetar de alguma forma alguém futuramente.
São nas relações com os outros, no cuidado que temos ou deixamos de ter para com ele, que aparecem as questões éticas.
Os cuidados são definidos por deveres e pela avaliação das conseqüências. E dos deveres e das conseqüências temos de cuidar.
A segunda idéia do ético é aconsideração das pessoas, ou seja, tratar as pessoas como ser humano e não como coisas.
Devemos ter e tratar o homem como um fim e não como um meio de obter aquilo que queremos e desejamos no momento.
Valorizar as pessoas, fazer com que elas percebam o quanto são importantes e úteis, mas não para servir como objeto, mas importantes como pessoas, como ser humano.
Ética é permitir que o outro...
tracking img