Etica na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Santos (2003), é logico que para desenvolver qualquer atividade profissional tem que haver um componente comportamental e nesse processo inclui-se a ética na contabilidade, pois todas as decisões estão ligadas aos princípios e valores da ética.
Sempre o profissional é submetido a ética pois muitas vezes precisa tomar decisões, assumir riscos e assim precisa passar uma boa imagem junto aseus clientes (Santos 2003).
Baseado em Santos (2003), tanto na contabilidade como em outros segmentos a ética é fundamentada para o bom funcionamento da sociedade. A formação desde profissional definirá sua conduta no futuro, passando não só para o cliente mas para toda a sociedade uma cultura de responsabilidade e isso refletirá na perspectiva saúde econômica de um país.
Segundo escreveSantos (2003), uma das restrições mais importantes que tem uma pessoa que tomar decisão na hora de fazê-lo é o seu código pessoal de “ ética e moral “ significa que a ética pessoal não muda a maneira de fazer mas sim o dever da fazer do jeito correto não se equivocando na hora de resolver o problema, estudando e analisando todas as possíveis alternativas na decisão, então pode se afirmar que a éticaextremamente relevante no juízo da profissão.
Muitas pesquisas concentram-se em solucionar conflitos éticos, a qual tem sido denominado pelos pesquisadores dilema ético nas quais existem diferentes interesses sobrepostos, cada uma defendida por diferentes pesquisadores (Santos 2003).
Então pode-se dizer que o comportamento ético moral estará presente tanto nos conflitos técnicos quanto nos deaplicação e cumprimento de normas legais. Nesse sentido diz que existem três níveis de responsabilidade que sustentam um sistema de disciplina. Primeiro a responsabilidade legal imposta pelos códigos de conduta da sociedade como requisito mínimo para se ter um reconhecimento profissional. Segundo a responsabilidade moral, que são aquelas que as pessoas se impõem a si mesmas , pois exige um padrãosuperior de conduta em relação a responsabilidade ética, que pode ser individual ou coletiva, como as empresas. E a terceira é a responsabilidade ética que se impõe a vários profissionais em caráter voluntário de responsabilidade dos interesses, diante de colegas, clientes, comunidade entre outros (Santos 2003).
Segundo Santos (2003) existem cinco preceitos denominados ( Princípios
Éticos ) sãoeles:
A) Independência, integridade o objetividade.
B) Normas gerais e técnicas.
C) Responsabilidade com seus colegas.
D) Responsabilidade com seus cliente.
E) Outras responsabilidades e práticas.
Segundo Santos (2003), existem outros conceitos que também podem ser citados no sentido de melhorar a excelência dos trabalhos, são as necessidades principais dos clientes eusuários.
1) Credibilidade
2) Profissionalismo
3) Qualidade dos serviços.
4) Confiança.
Tudo isso deve-se a crescente perda de credibilidade e confiança por parte dos clientes e usuários do trabalho do contador, motivada pela falta de qualidade e principalmente de ética dos trabalhos, (Santos 2003).
Segundo Corrêa (2002), atualmente a uma crescente preocupação com a falte devalores éticos, tudo isso resultado de uma economia capitalista voltada ao lucro, por isso a ética é vista como uma maneira de preservar os valores humanos, a fim de inibir as pessoas a tomarem atitudes contrárias à conduta organizada.
Quando se fala em ética é natural que se pense logo em moral. A palavra ética vem do grego ethos, que significa “ modo de ser “ ou “ caráter “ enquanto forma devida também adquirida pelo homem (Corrêa 2002).
Segundo Corrêa (2002), não podemos confundir pois a ética trata apenas do questionamento do que é certo ou errado e os costumes são a prática da ética.
Baseado no que diz Corrêa (2002), a ética é uma questão cultural e cultura é uma programação mental coletiva que distingue, pelo comportamento os membros de uma categoria da outra, sendo uma...
tracking img