Etica na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Alta Floresta (FAF)
Curso de Ciências Contábeis
Sandra R. Machado Fernandes


















ÉTICA NA CONTABILIDADE

























Alta Floresta - MT
2012
Sandra R. Machado Fernandes




















ÉTICA NA CONTABILIDADEProjeto de pesquisa para aprovação na disciplina de Métodologia Científica, apresentado para a Faculdade de Alta Floresta (FAF) no curso de Ciências Contábeis, sob orientação do prof. Eduardo José Freire tamanho10












Alta Floresta- MT
2012
SUMÁRIO

1 OBJETIVOS 4


1.1 Tema 4
1.2Delimitação do Tema 4
1.3 Objetivo Geral 4
1.4 Objetivos Específicos 4

2 JUSTIFICATIVA 5

3 OBJETO DE ESTUDO 6

3.1 Problema 6
3.2 Hipótese Básica 6
3.3 Hipóteses Secundárias 6
3.3 Variáveis 6
3.5 Relação Entre as Variáveis..............................................................................................7

4 METODOLOGIA 7


4.1 Método de Abordagem 7
4.2 Métodos deProcedimento 7
4.3 Técnicas 8
4.4 Delimitação do Universo 8
4.5 Tipo de Amostragem 8
4.6 Tratamento Estatístico 9

5 EMBASAMENTO TEÓRICO 10


5.1 Teoria de Base 10
5.2 Revisão da Bibliografia 11


6 CRONOGRAMA 12

7 ORÇAMENTO 13

8 INSTRUMENTOS DE PESQUISA 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

BIBLIOGRAFIA 16

APÊNDICES 17

Apêndice A – Carta de Apresentação 171 OBJETIVOS

A ética é um principio que deve ser seguido, pois a formação do profissional é um elemento de referência na sociedade, tem o dever de influenciar de forma positiva no meio em que atua, através de ações e atitudes concretas e definidas.
Esta pesquisa tem como foco o conhecimento dos princípios éticos e morais queenvolvem os profissionais da contabilidade.
Acordo com:
Fernandes (2008, p. 01), a definição de um objetivo de pesquisa é pré-requisito sem o qual não se realiza nenhum trabalho científico; da clareza do objetivo dependem a constituição de um problema de pesquisa, a justificativa do tema a ser pesquisado, as hipóteses, os resultados, as discussões dos resultados e a conclusão deum trabalho acadêmico, científico.


Desta forma o objetivo do projeto de pesquisa é investigar, analisar e evidenciar o conhecimento e saber o nível de comprometimento dos contabilistas de Alta Floresta, se esta contribuindo para sua imagem ética perante seus clientes?
Sendo então a ética decorrente de conhecimentos e costumes intrínsecos de cada indivíduo, com impactos diretosna sociedade.
De acordo com:
Singer (1998) Quem quer que já se tenha debruçado sobre uma questão ética difícil sabe muito bem que o fato de nos dizerem o que a sociedade acha que devemos fazer não ajuda ninguém a se resolver por essa ou aquela solução. Precisamos tomar a nossa própria decisão. As crenças e os costumes dentro dos quais fomos criados podem exercer grandeinfluência sobre nós, mas, ao refletirmos sobre eles, podemos agir de acordo com o que nos sugerem, mas também podemos fazer-lhes uma franca oposição.


Cabe ao contador sempre que oportuna propor soluções alternativa que salvaguardemos interesse de seu cliente. Todo profissional contábil deve ser defensor e praticante dos princípios éticos.

1. Tema


Ética na Contabilidade.2. Delimitação do Tema
Ética na contabilidade, segundo percepção de contadores com escritórios de contabilidade em Alta Floresta - MT, no ano de 2012.

1.3 Objetivo Geral
Analisar se os profissionais contábeis atuantes nos escritórios de contabilidade de Alta Floresta estão praticando o código de ética na sua área de atuação.


3. Objetivos Específicos


a)...
tracking img