Etica moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MORAL, ÉTICA E O JOGO THE LORD OF THE RINGS THE BATTLE FOR MIDDLE EARTH


Recife
2013

1
INTRODUÇÃO
Não é de Hoje que os conceitos de ética e moral são aplicados às sociedades humanas, mesmo os homens primitivos das cavernas tinham sua própria “definição” do que seria moral na sociedade que conviviam, mesmo que não tivessem conhecimento de tal, neste ponto ainda não poderia se dizer queexistia ética como hoje, pois segundo Valls:

Tradicionalmente ela é entendida com um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. (Valls, 2008, p. 7).

Ou seja, a ética busca estudar os costumes e ações humanas,analisando toda a bagagem histórico-cultural de determinado povo. Há época não teria como haver este tipo de estudo devido às limitações dos homens primitivos.
Diferentemente de hoje que já temos uma definição de ética e podemos estudar o comportamento desde o surgimento do homem até atualmente. No entanto, a vida por si só e os costumes aprendidos nela já podem ser considerados éticos, pois, já foramassimilados de geração em geração que seriam corretos.
No caso dos nossos antepassados primitivos, o bando tinha normas entre si muito semelhantes aos animais. Existia um líder que organizava e liderava seu bando e essa liderança provinha da força, àqueles que não aceitassem a derrota eram banidos do bando ou até mortos.
Os próprios integrantes do bando o recriminavam, pois os que serebelavam eram tratados como se infligisse as “normas internas” do grupo, ou seja, neste contexto já podemos identificar um comportamento moral por parte do bando, mesmo que ainda muito rústica ou pouco desenvolvida tendo em vista as normas e princípios serem aceitas pela força, costume e tradição. Ou como diria Adolfo Sánchez Vazquéz:

2

A moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundoqual são regulamentadas as ações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.(Sánchez, 1996, p. 69).

Logo podemos dizer que a moral é a aceitação e aplicação de normas polidas historicamentepor costumes e aprendizado de geração por geração de modo livre, sem nada mais do que a própria consciência do individuo e da comunidade que ele faz parte para limitá-lo e julgá-lo por seus atos.
Neste contexto, o objetivo do artigo está em definir, explicar, analisar os fundamentos éticos e morais existentes no jogo The Lord of the Rings: The Battle for Middle Earth, iniciando-se com adescrição deste, seus objetivos e características do jogo, com entrevista de jogadores, passando pelos seus pontos positivos e negativos, analisando-o ainda de outros dois pontos de vista: O ponto de vista contemporâneo e o ponto de vista da época que se passa o jogo em si, que, levando-se em consideração a comparação aos momentos históricos de nossa história, encontra-se no período de transação entre IdadeAntiga e Idade Média, e por fim, encerrar com a conclusão acerca da análise do jogo e o conceito de ética e moral.

Figura 1 - Capa do Jogo The Lord of The Rings: The Battle for Middle Earth
3
4
Fonte: http://devaneiosurbanos.blogspot.com.br/2008_02_01_archive.html

DESENVOLVIMENTO
1 Ética e Moral, contexto histórico
Como já foi citada na introdução deste artigo, a moral surge muitoantes da ética, pois a ética por ser a ciência que estuda e busca aplicar a moral se baseia nos comportamentos sociais de determinada sociedade para com isso buscar aplicar esses costumes e forçar a mesma sociedade a obedecê-los, para isso, ela se utiliza de instrumentos normativos que intimidam aqueles indivíduos que tentam desviar o caminho moral para a prática de atos que não condizem com a...
tracking img