Etapas do voo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO O voo de cruzeiro é a etapa em que a aeronave (em alguns casos) passa a maior parte do tempo. Ela está compreendida entre o final da subida e o início da descida do aeródromo de destino. Para os aviões de transporte regular, como as grandes companhias aéreas, o voo de cruzeiro é muito importante, pois nele o avião passará muito tempo e irá percorrer a maior parte da etapa para chegaraté o seu destino. Nas aeronaves que possuem motores turbofans (Boeing 737-800 da Gol ou Airbus 330-200 da TAM) e motores turbojatos (Concorde, antigamente operado pela Air France e British Airways), o alcance máximo é dado quando a relação M (Coeficiente de sustentação dividido pelo coeficiente de arrasto) for máxima. Portanto um avião com motor turbojato, como no caso do Concorde, se tiver numabaixa velocidade seu consumo é ineficiente. Com isso, esse tipo de aeronave só seria eficiente em voo de cruzeiro numa altitude muito elevada, onde o seu consumo específico de combustível seria relativamente mais baixo. Vale frisar que a principal despesa de uma empresa aérea é o combustível. E pelo fato do preço do combustível variar muito, o preço da passagem também varia. Os aviões bimotoresregulares queimam cerca de 20 galões de combustível por minuto em altitude de cruzeiro, mostrando que há uma razão simples pela qual as passagens aéreas não podem ser barateadas ao extremo. Outras etapas do voo de uma aeronave são a descida e o pouso. Nelas o comandante e co-piloto devem prestar atenção e levar em consideração o conforto dos passageiros, pois podem entrar em turbulências, e asvelocidades a serem utilizadas, já que nesses procedimentos a velocidade da aeronave deve ser reduzida, e a sustentação deverá ser maior. Nas grandes aeronaves há o uso dos flaps, dispositivos hiper-sustentadores que aumentam a superfície da asa e geram mais sustentação para o avião quando ele está em velocidades relativamente baixas. Nesse trabalho será analisado os regimes de voo de cruzeiro maisempregados: Alcance máximo, longo alcance, autonomia máxima, de

velocidade máxima, de velocidade constante e econômica. E também será analisado as principais características dos regimes de descida e pouso de aeronaves de grande porte.

2 REGIME DO VOO DE CRUZEIRO 2.1 Máximo Alcance: Para esse tipo de regime se utiliza a sigla MRC (maximun range cruise), e é o tipo de regime onde o alcanceespecífico é máximo. Ou seja, o avião poderá voar a maior distância possível por libra de combustível consumido. O grande problema desse regime é que a estabilidade de velocidade é relativamente pequena, isso faz com que o piloto em comando faça durante o voo vários ajustes do motor.

2.2 Longo Alcance: Para esse tipo de regime se utiliza a sigla LRC (long range cruise). É um regime utilizadoapenas para aviões com motores a jatos. Nesse tipo de aeronave, não é mais aplicado em seu manual dados com a tabela do MRC, e sim do LRC. Comparado ao regime apresentado anteriormente, o LRC tem 1% menos de alcance específico, e sua velocidade pode chegar de 3 a 5% maior. O maior benefício apresentado por este regime é ter uma viagem mais rápida com maior estabilidade e com menos ajustes do motor porparte do piloto em comando.

2.3 Máxima Autonomia: É bastante simples de ser entendida, pois é o tipo de regime que permite o maior número de horas de voo. É muito utilizado nas esperas dos aeroportos, como nos aeroportos de Cumbica, na grande São Paulo e o Galeão, no Rio de Janeiro. Vale frisar que a velocidade para esse tipo de regime é dada quando o consumo horário for mínimo.

2.4Velocidade Máxima: É o regime a qual é atingida a velocidade máxima para operações normais dividida pelo número mach máximo para operações normais. Nele a tração é muito elevada, e com isso diminui a vida útil do motor em operação e aumenta significativamente o consumo de combustível.

2.5 Velocidade Constante: Esse regime poderá substituir em algumas oportunidades o LRC, mantendo uma velocidade...
tracking img