Etapas do processo de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPAS DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

Definição das Etapas do Processo de Enfermagem
• Histórico - a coleta sistemática de dados para determinar o estado de saúde do cliente e identificar quaisquer problema de saúde reais ou potenciais.
• Diagnóstico – problemas de saúde reais ou potenciais que podem ser controlados por intervenções de enfermagem independentes.
• Planejamento –criação de metas e de um plano de cuidado destinado a ajudar o cliente a resolver os problemas diagnosticados e a alcançar as metas identificadas.
• Implementação – colocação de execução do plano de cuidado por meio de intervenções de enfermagem.
• Avaliação – determinação das reações do cliente às intervenções de enfermagem e da extensão em que os resultados foram alcançados.

I. HistóricoOs dados do histórico são resumidos através da história de saúde e avaliação de saúde. Além disso, a monitorização em andamento é crucial para permanecer ciente das necessidades do cliente e da eficácia do cuidado de enfermagem que o cliente recebe.
A história da saúde é realizada para determinar o estado de bem-estar ou de doença do indivíduo, sendo mais bem realizada como parte de umaentrevista planejada. A entrevista é um diálogo entre o cliente e a enfermagem e envolve a direção sensível da conversa a fim de obter informações. A abordagem do enfermeiro(a) à pessoa determinará, em grande parte, a quantidade e a qualidade de informações que são recebidas. Alcançar uma relação de confiança e respeito mútuos requer a capacidade de comunicar um interesse sincero pela pessoa.
O uso de umguia de história de saúde pode ajudar a obter informações pertinentes e a dirigir o curso da entrevista. Uma multiplicidade de formatos de história de saúde estão disponíveis. Embora tenham por finalidade orientar a entrevista, esses formatos têm de ser adaptados às reações, problemas e às necessidades do indivíduo. Se existir uma história anterior, ela deve ser usada para reduzir a necessidade deo paciente repetir as informações. Um entrevistador experiente desenvolverá um estilo e um formato confortáveis para conduzir uma entrevista e será flexível na adaptação do formato para ajustar-se a cada situação, enquanto ainda obtém as informações essenciais. As informações reunidas irão relacionar-se com as necessidade físicas, psicológicas, sociais, emocionais, intelectuais, dedesenvolvimento, cultural e espiritual da pessoa.
Avaliação Física
A avaliação física pode ser realizada antes, no decorrer ou depois da história de saúde, dependendo do estado fico e emocional do paciente e das prioridades imediatas da situação.
O propósito da avaliação da saúde é identificar os aspectos do estado físico, psicológico e emocional da pessoa que indicam a existência de uma necessidade deenfermagem. Ela requer o uso da visão, da audição, do tato e do olfato, bem como as técnicas e habilidades de entrevista apropriadas.
Componentes do Banco de Dados
Informações relevantes adicionais devem ser obtidas da família da pessoa ou outras pessoas importantes, de outros membros da equipe de saúde e do relatório ou tolerância do paciente. Dependendo das necessidades imediatas de doença dapessoa, essas informações podem ter sido obtidas antes da história da saúde e da avaliação física. Qualquer que seja a seqüência de acontecimentos é importante usar todas as fontes disponíveis de dados pertinentes para completar a avaliação de enfermagem.
Registrando o Banco de Dados
Depois que a história de saúde e a avaliação física forem completadas, as informações obtidas são registradas noprontuário permanente do paciente. Esse prontuário fornece um meio de comunicação entre os membros da equipe de cuidado de saúde e facilita o planejamento coordenado e a continuidade do cuidado. O relatório preenche também outras funções:
• Serve como registro legal e comercial para o órgão de tratamento de saúde e para a equipe profissional responsável pelo cuidado da pessoa.
• Serve...
tracking img