Sae, nanda, nic e noc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é uma atividade que compete somente ao enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de enfermagem. A sistematização da assistência de enfermagem é baseada na organização e execução do processo de enfermagem com uma visão geral e é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7498 de 25/06/86 (Lei doexercício profissional). É a essência da prática de enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar conseqüências. A SAE foi desenvolvida como método especifico para aplicação da abordagem cientifica ou da solução de problemas na prática e para a sua aplicação enfermeiras e enfermeiros precisam entender e aplicar conceitos e teoriasapropriados das ciências da saúde, incluídas ai a própria enfermagem, as ciências físicas, biológicas, comportamentais e humanas, além de desenvolver uma visão holística do ser humano.
A SAE é constituída de cinco etapas: Histórico de enfermagem – HE; Diagnóstico de enfermagem – DE; Planejamento de enfermagem – PE; Implementação de enfermagem – IE e Evolução de enfermagem – EE.

1.0 O processode enfermagem

São inúmeras as nomenclaturas utilizadas para denominar a metodologia da assistência de enfermagem e a diversidade de paradigmas da profissão é uma das principais causas dessa diversidade. A assistência prestada de acordo com o processo de enfermagem, metodologia da assistência, consulta de enfermagem, entre outros, segue o método cientifico na sua implementação e dessaforma conduz a sistematização de enfermagem ( SAE ).
Esse processo utiliza o método cientifico na resolução de problemas de enfermagem de forma lógica.
As etapas são compostas por: Investigação que é um levantamento de dados de um individuo, família ou comunidade; Diagnóstico julgamento clinico sobre respostas do indivíduo; Planejamento que se refere a um plano de cuidados para cadaindividuo; Implementação colocando o plano em ação e a avaliação que são os resultados esperados definindo-se a decisão quanto as alterações a serem feitas de acordo com a necessidade.

1.1 Histórico de enfermagem

É a primeira etapa do processo de enfermagem também denominado de investigação, é o momento em que o individuo é entrevistado pelo profissional de enfermagem a fim de colherdados para um possível diagnóstico estabelecendo um banco de dados sobre as necessidades percebidas do paciente, problemas de saúde e respostas a esses problemas.

1.2 Coleta de dados

No histórico de enfermagem é necessário fazer uma coleta de dados para definir quais os dados são significativos e necessitam ser investigados. Esses dados são coletados através da percepção do paciente de umproblema de saúde, das observações da família, do enfermeiro, do relato de outros membros de saúde e de registros dos prontuários dos pacientes.
Os dados coletados devem ser sustentados por dados constantes e não por interpretações ou suposições.
O banco de dados será composto por entrevistas, exame físico e dados resultantes do prontuário do paciente como resultado da investigaçãodiagnostica.
Para realizar a entrevista e o exame físico é necessário ter um ambiente adequado e garantir a privacidade do paciente, estar livre de interrupções e dispor de temperatura, iluminação e equipamentos adequados.
Durante o exame físico é utilizado as técnicas propedêuticas de inspeção, palpação, percussão e ausculta, além da mensuração dos SSVV, perímetros, estatura e peso,com o objetivo de identificar sinais anormais e normais para um possível diagnóstico.

1.3 Padrão de terminologia na enfermagem

No século XX houve uma necessidade de tentativas para realizar adoção de padrões de terminologia na enfermagem nas quais são essenciais para representar, partilhar, comunicar, gerir e apresentar relatórios de dados, informações e conhecimentos para...
tracking img