Etapas desenvolvimento linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa Pré-Lingüística

A etapa pré-linguística do desenvolvimento da linguagem compreende o período do nascimento até os nove ou dez meses de idade da criança.
A partir do 2º mês, o choro adquire características sonoras que variam conforme a necessidade do bebê, estando sua tonalidade relacionada ao seu estado de bem-estar ou mal-estar.
Já no início do 3º mês de vida, o bebê é capaz deproduzir sons guturais e vocálicos e de responder aos estímulos sonoros de outras pessoas através do sorriso ou de um murmúrio. É também nessa época que surge o balbucio, que é definido pela emissão de sons mediante o redobramento de sílabas, como "ma ma", "ta ta", etc.
Embora o balbucio permaneça até o 8º ou 9º mês de vida, é no 5º ou 6º mês que ele progride consideravelmente e inicia o processo deimitação de sons. Assim, o bebê pode tanto imitar sons produzidos por ele mesmo ou por outras pessoas, seja adulto ou criança.
Entre o 7º e 8º mês, é importante que os nomes dos objetos oferecidos à criança sejam pronunciados para que possa aprimorar suas capacidades lingüísticas e comunicativas, além de contribuir para sua socialização. Nessa idade, o bebê apresenta vocalizações espontâneas e atésílabas e ditongos, que são as principais aproximações para a emissão das primeiras palavras.
Aos 9 ou 10 meses de vida, a criança pode dizer algumas palavras curtas, porém a maioria delas são apenas a repetição do que dizem os adultos. A criança apresenta um forte interesse por imitar gestos e sons para estabelecer a comunicação, estando assim propensa a aprender a linguagem mais rapidamente,necessitando para isso o reforço e o estímulo dos pais a cada progresso

Etapa Lingüística

O início da Etapa Lingüística se caracteriza pela emissão das primeiras palavras. Dentro dessa etapa, a criança desenvolve uma série de capacidades de comunicação, de acordo com a idade.
Entre os 9º e 18º meses de vida, a criança reconhece e responde quando chamam pelo seu nome, sabe o significado dealgumas palavras, como "sim" e "não", e utiliza a linguagem para estabelecer e manter o contato com o meio familiar. É capaz de responder ao sons com gestos, como dizer "tchau" com as mãos. Surgem também as primeiras palavras com sentido, como "mamãe", "papai", e compreende ordens simples, como dar e receber. É nesta fase que se inicia a emissão de palavras-frase. Assim, a criança pode solicitar algoatravés de apenas uma palavra, embora em crianças com um nível de estimulação e desenvolvimento maior, pode-se observar frases de duas palavras, havendo em alguns casos até mesmo o emprego de adjetivos.
Dos 18 aos 24 meses de idade, há um enriquecimento da linguagem e a criança passa a explorar melhor o ambiente em que vive, conhece novos nomes e as partes do corpo. A maior parte das criançaspossui um repertório lingüístico com mais de 50 palavras, passando a formar frases com duas ou três palavras. Assim, a aquisição de palavras novas passa a ser quase que diária, utilizando em suas expressões substantivos, verbos e qualificadores (adjetivos e advérbios). Nessa fase, a linguagem se caracteriza como um meio de comunicação entre várias crianças, facilitando a socialização.
Dos 2 aos 3anos de idade, há um forte aumento do vocabulário. Em suas frases, a criança já é capaz de empregar verbos auxiliares como "ter" e "ser", utiliza preposições e apresenta uma fala bem compreensível , inclusive para pessoas fora de seu meio familiar. Nesse período a criança é capaz de dizer seu nome e idade, expressa frases de três ou mais palavras, reconhece os objetos conforme sua utilidade, eassim possui um vocabulário mais enriquecido.

Entre 3 e 4 anos pode relatar pequenos fatos, embora a narrativa esteja ligada a situações imediatas ou concretas.
No período dos 4 aos 5 anos de idade, a criança apresenta expressões referentes aos comportamento social apreendido, como cumprimentos, pedir favor e dizer obrigado. A linguagem já não é mais apenas uma ferramenta de comunicação...
tracking img