Estimativa de tamanho populacional por captura, marcação e recaptura (estimador de lincoln-petersen)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estimativa de tamanho populacional por captura, marcação e recaptura (estimador de Lincoln-Petersen).

Introdução:
As populações apresentam um comportamento dinâmico, sempre mudando ao longo do tempo, de acordo com fatores que regulam o crescimento das mesmas. Nascimentos, mortes e movimento de indivíduos controlam uma população e, além disso, todos esses parâmetros são influenciados pelasinterações entre os indivíduos – uns com os outros e também com seus ambientes. O entendimento da dinâmica das populações relaciona-se com esses processos responsáveis pelo seu desenvolvimento, podendo esclarecer a estrutura da comunidade e a função ecossistêmica, nos permitindo responder questões sobre os efeitos de fatores ambientais e interações interespecíficas, como por exemplo, se a populaçãopersistirá em certo habitat.
Muito da Ecologia se foca nos estudos de populações, e uma informação como o número de indivíduos é basal para que sejam estimados os fatores envolvidos na dinâmica populacional. Existem diferentes métodos para este tipo de estimativa, utilizado de acordo com a população em estudo. Nesta prática, vamos simular uma população animal para que seja feito o teste de umdos métodos disponíveis, o método de captura, marcação e recaptura (CMR), muito utilizado em estimativas de populações de animais com alta mobilidade.
O método consiste basicamente em retirar, por captura, alguns animais da população, que são marcados. Estes animais retornam a população, onde se misturam aos outros indivíduos (e é necessário q haja algum tempo para que a mistura entre os animaismarcados e “não-marcados” ocorra de fato). Em seguida, é feita uma segunda retirada, onde provavelmente será encontrado animais marcados e “não-marcados”. Pode então se estabelecer a seguinte relação: a proporção de indivíduos marcados na primeira amostra em relação à população inteira é igual à proporção de animais marcados encontrada na segunda amostragem em relação ao número total coletado nasegunda retirada.
É importante lembrar que devem ser feitas algumas considerações ao se utilizar este método de estimativa. A população em questão é fechada. O tamanho desta não se altera durante a sua amostragem (não há nascimento, morte, emigração e imigração – o que implica que o intervalo entre as duas amostragens deve ser curto, minimizando a ocorrência desses fatores); a marcação não alteraa probabilidade de um indivíduo ser capturado. Estes devem se misturar livremente na população; e todos os indivíduos devem ter chances iguais de serem capturados.

Materiais e métodos:
Para se realizar o experimento, foram utilizados dois tipos de feijões, o preto e o carioquinha. Os feijões utilizados eram iguais em todos os aspectos, exceto a cor. Também foi utilizado um saco plástico etrês copinhos de plástico pequenos, do mesmo tamanho.
O método consiste basicamente em retirar, por captura, alguns animais da população, que são marcados. Estes animais retornam a população, onde se misturam aos outros indivíduos. Em seguida, é feita uma segunda retirada, onde provavelmente será encontrado animais marcados e “não-marcados”. Os feijões pretos representarão os animais da população. Oscopinhos plásticos serão utilizados para a captura e os feijões carioquinhas representarão os animais marcados.
Inicialmente, foram colocados no saco plástico 10 copinhos de café cheios com feijão preto, simulando a população do experimento em seu ambiente. Em seguida, foram retirados do saco plástico três copinhos com feijão preto. O número destes feijões foi contabilizado, e estes substituídospelo mesmo número de feijões carioquinhas, representando a marcação dos animais capturados em um primeiro momento. Os feijões marcados (carioquinhas) foram colocados no saco plástico, sendo misturados aos pretos, simulando a dispersão dos animais marcados na população.
Por último, foram retirados novamente três copinhos de café cheios de feijão, e neste caso agora, pretos e carioquinhas. Foi...
tracking img