Gastronomia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

DEPARTAMENTO DE ARTES, TURISMO E LAZER.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA









NAYARA DA SILVA








PROJETO












Fortaleza
2010

2


1 TEMA

Gastronomia Hospitalar- As influências da hospitalidade na melhoria do atendimento e na prestação de serviços no setor de A&B em hospitais públicos e privados de Fortaleza.1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA


As influências da hospitalidade nas condições de estrutura e atendimento dos setores relacionados ao A&B disponibilizado em um hospital público e outro privado aos pacientes e a população de Fortaleza.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL


O objetivo deste trabalho é identificar como os conceitos e serviços presentes na hotelaria estão sendoadaptados à área hospitalar, nas estruturas e serviços relacionados ao setor de A&B em hospitais públicos e privados de Fortaleza em 2010.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

E para assegurar o alcance do objetivo geral foram constituídos os seguintes objetivos específicos:

• Identificar quais e como os conceitos da hotelaria estão sendo adaptados e implementados no ambientehospitalar, identificando também seus benefícios;

• Identificar as condições de estrutura e atendimento nos setores relacionados à preparação dos alimentos aos pacientes, funcionários e acompanhantes, de acordo com a Portaria SVS/MS nº 1.428, de 26 de novembro de 1993;


• Identificar os critérios utilizados para a implantação dos serviços de A&B nos hospitais públicos e privados deFortaleza.
3

3 JUSTIFICATIVA


Esta investigação da gastronomia hospitalar, no que tange aos conceitos da hotelaria adaptados aos hospitais, justifica-se, primeiramente, pelo fato de esta ser uma tendência apresentada pelo mercado atual. Sendo assim, ainda apresenta poucos estudos desenvolvidos e que buscam compreender toda a dinâmica presente na implantação dos serviços de A&B noshospitais. De tal modo, este trabalho busca a sistematização acadêmica do assunto e, assim, contribuir para oferecer um maior entendimento e visão do mesmo, despertando o interesse dos demais estudiosos.

Um segundo elemento que justifica este trabalho é o fato de a atividade turística apresentar-se, nesse caso, como instrumento transformador do ambiente, dos processos e da conduta numa outraárea, a da saúde. Sabe-se que o turismo é tido, para muitos, como forma de alcançar crescimento econômico, pelas receitas por ele geradas, e também de obter-se desenvolvimento sócio-cultural, pelas melhorias que os investimentos demandados pela implantação de uma atividade turística de qualidade podem gerar para a população local.

Deste modo, observa-se agora que além dos benefícioscitados anteriormente, o alto padrão de qualidade presente nos empreendimentos hoteleiros tornou-se um subsídio para aprimorar os serviços prestados na área hospitalar, ampliando os benefícios advindos do turismo para o atendimento prestado em outros segmentos.

Dessa maneira a importância da gastronomia na sociedade vem de muito tempo e beneficia a todos se utilizada de forma correta. Apartir disso conhecê-la e desvendá-la tornou-se um propósito.







4

4 PROBLEMATIZAÇÃO

Para examinar e determinar as melhores formas para as condições de estrutura e atendimento no setor de A&B tanto nos hospitais públicos e privados de Fortaleza levanta-se as seguintes questões: De que forma os conceitos e serviços de hotelaria estão inseridos no setor de A&B doshospitais públicos e privados de Fortaleza?E quais os benefícios advindos dessa implantação?

Tal indagação poderá contribuir para o desenvolvimento e a melhoria do atendimento aos pacientes/clientes.

Segundo a obra de Freixa (2008) “a relação positiva entre o momento da alimentação e a realidade individual do mundo social extra-hospitalar pode promover ações sinérgicas ao tratamento...
tracking img