As etapas evolutivas do desenvolvimento da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDAD AMERICANA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL






KARLA PATRÍCIA FREITAS
KELLY DANIELA FARIAS DE SOUSA CASCÃO
PAULA ROCHA












AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM



















ASUNCIÓN – PY
JULHO/2012


UNIVERSIDAD AMERICANA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOLINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL

















AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM




Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Linguagem, Desenvolvimento e Educação Infantil, no Curso de Mestrado em Ciências da Educação, na Universidad Americana de Asunción – PY.Profª. Dra. Olga de Cardozo.













ASUNCIÓN – PY
JULHO/2012

1 INTRODUÇÃO


O presente estudo bibliográfico cumpre com a exigência da disciplina de Linguagem, Desenvolvimento e Educação Infantil do curso de Mestrado em Ciências da Educação da Universidad Americana de Asuncion – PY, ministrado pela Professora Dra. Olga deCardozo. Nele, abordamos os principais aspectos do desenvolvimento da linguagem das crianças desde o momento do seu nascimento.
Para desenvolvermos nossas pesquisas contamos com uma metodologia de pesquisa de caráter essencialmente bibliográfica, através de diversos pesquisadores como: Juan Cervera Borras, Margarita Vidal Lucena, Mari Paz Quintero Fernández, entre outros. Também contamos compesquisas de artigos científicos via internet.
O primeiro ponto que pesquisamos foi o das características chaves do desenvolvimento da comunicação e linguagem das crianças de 0 a 6 anos, tendo em vista que nessa fase a criança é envolvida por um universo de linguagens, dentre as quais está fundamentalmente a linguagem verbal, ponto importante para este estudo.
Em seguida, abordamos otema dos fatores que influenciam o desenvolvimento das crianças, apresentando as contribuições da comunicação à vida das crianças e, além da comunicação ocorrida no cotidiano infantil, procuramos evidenciar a contribuição da comunicação sistematizada no espaço escolar, visto que na escola a criança vivencia questões bem mais desafiadoras do que se estivesse fora dela.
Para finalizar,ressaltamos os aspectos que devemos atender na escola para um bom desenvolvimento da linguagem, pois quando há um direcionamento pedagógico para a criança, mediante uma comunicação com fins específicos para aprendizagem, como é realizada na escola pelo professor, a relação comunicativa entre criança e adulto, torna-se um fenômeno ímpar para a evolução intelectual da criança.
Na socialização dotrabalho ao grande grupo, como solicitado pela Professora, utilizamos uma metodologia com caráter lúdico, primeiro com uma representação teatral de uma cena cotidiana de uma família com um bebê que está desenvolvendo a sua linguagem e em seguida com um jogo de mímica para trabalhar a linguagem oral, escrita e corporal.
Ao final do trabalho, realizamos a analise de todas as atividades práticase da teoria que pesquisamos. Concluímos o estudo com as nossas considerações finais sobre os principais fatores que influenciam no desenvolvimento da linguagem nas crianças de 0 a 6 anos e o papel fundamental do professor e da escola nesse processo.


2 CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS: PONTOS CHAVES


Estudos apontam que a educação dacriança inicia antes mesmo do nascimento, com os cuidados que lhes dispensam a mãe, o pai e o médico na vida intra-uterina (MONTESSORI, 2004).
Quando a criança desde a mais tenra idade entra em contato com o primeiro par educativo (a família) já inicia o processo de aprendizagem da língua e a sociabilização. A escola onde a criança convive com o segundo par educativo (seus educadores e...
tracking img