Etapa 1 - comportamento organizacional / visão sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional também é conhecido como habilidades humanas que é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Pensamento Sistêmico
Pensamento sistêmico nada maisé do que criar uma forma de analisar a realidade para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas. Permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico. O pensamento sistêmico também acontece no dia-a-dia pela capacidade que uma pessoa líder exerce, pai e mãe de família, governante,empreendedor e professor, adquire para avaliar os acontecimentos ao redor e suas possíveis implicações a fim de criar uma solução única que possa contemplar as expectativas de todas as partes envolvidas.
Visão sistêmica
Visão sistêmica nada mais é do que enxergar os fragmentos de um todo, não de modo isolado, mas sendo parte importante que está interligado e inter-relacionado com as outras partes quecompõe o todo, um exemplo para ilustrar a visão sistêmica, seria o corpo humano, aonde os órgãos trabalham de certa forma independente, mas a sobrevivência de um depende da do outro, mantendo assim o sistema em um todo vivo, ou seja, não se pode tratar a visão de forma isolada, sem se preocupar com o equilíbrio das outras partes, uma vez que se uma padecer ira prejudicar o todo, assim asobrevivência da organização depende de ações coordenadas e harmônicas das pessoas que a compõem, ter visão sistêmica implica trabalhar em equipe, e não em bando, ou em grupo apenas. Que podemos definir da seguinte maneira Grupo é um todo separado e Equipe distribui função a cada individuo exemplo: no campo de futebol é necessário o atacante, laterais, goleiro, zagueiro, volante e meio campo, para se teruma boa partida de futebol em conquista da vitoria do time.
A equipe é um conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho. Na equipe não se dá atenção apenas às tarefas, mas, sobretudo às relações entre as pessoas é necessário a equipe mantém a sua união pela confiança mútua, amizade e solidariedade. O mais forte abdica-se da ostentação do seu poder pela união de todos. O mais fraco é ajudado aencontrar uma tarefa adequada, na qual possa dar o melhor de si. Cada membro da equipe contribui para a coletividade com aquilo que tem de ser melhor, com isso a visão sistêmica é enxergar alem daquilo que se ver, é encontrar oportunidades naquilo que parece ser normal para alguns, mas na verdade é uma chance para outros.
Mudança
mudanças organizacionais nada mais é do que qualquer alteração,planejada ou não, na relação entre a organizacão e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, afim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga com o seu concorrente. Mesmo sendo totalmente benéfico para a organização qualquer mudança quevenha a acontecer em seu meio causa uma grande barreira perante a seus funcionários por diversos fatores, dentre eles podemos destacar: * Medo do Desconhecido - O funcionário sente medo de não se adaptar ao novo processo. * Alterar padrões de execução - Quando o funcionário sempre executa a tarefa da mesma forma durante anos e não quer se adequar com a nova realidade. * Segurança - O funcionáriotem medo de perder o seu emprego e ser substituido por uma pessoa mas nova que esta mais apta com o novo processo Aliás, conforme evidenciado em em várias pesquisas realizadas em ambiente organizacional, além do funcionário não aceitar a mudança, em muitos casos ele se manifesta contra ela, podendo sabotar o novo processo (executando a tarefa de forma errada ou alimentando-a de informação...
tracking img