Esudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc
Alunos do curso de Administração de Empresas
























Exemplo Plano de Pesquisa





















Montes Claros
2011
Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc
Alunos do curso de Administração de Empresas




















Exemplo Plano de PesquisaPlano de pesquisa elaborado pelos alunos do 1º período de Administração de Empresas das FIPMoc na disciplina Projeto de Investigação I, sob orientação da professora-tutora Thaís C. Figueiredo Rego.













Montes Claros
2011
Tema:
Mercado de trabalho

Delimitação do tema:
As áreas de atuação do administrador de empresas no mercado de trabalhomontes-clarense em 2011.

Problema:
Quais as áreas de atuação do profissional administrador de empresas no mercado de trabalho de Montes Claros - MG?

Objetivo geral:
Identificar as áreas de atuação do profissional administrador de empresas no mercado de trabalho montes-clarense.

Objetivos específicos:
• Caracterizar a cidade de Montes Claros
• Identificar as áreas de atuação doadministrador de empresas

Hipótese
Recursos Humanos é a área com maior número de administradores atuantes na cidade.

Justificativa
O mercado de trabalho montes-clarense, que teve sua expansão acompanhada pelo crescimento urbano e empresarial, passou a exigir mais dos profissionais da área de administração. Com a abertura de novas oportunidades para a inserção desses profissionais, osconhecimentos específicos dos graduados em Administração de Empresas tornaram-se indispensáveis para a composição desse mercado, contribuindo para o reconhecimento e valorização desse profissional.
A relevância desse estudo é demonstrada pela identificação das áreas em que esse profissional pode atuar no mercado empresarial da cidade de Montes Claros - MG.
Essa pesquisa poderá fornecer aosestudantes do curso de Administração de Empresas e à sociedade em geral, acesso a informações sobre as características dos administradores montes-clarenses e ainda, permitirá aos que pretendem ingressar nesse ramo, identificar as carências apresentadas pelas empresas para que estes possam se capacitar melhor.

Revisão de literatura
Montes Claros é uma cidade em pleno desenvolvimentoeconômico. Apresenta uma estrutura favorável para a atuação do administrador de empresas, uma vez que seu mercado de trabalho encontra-se em expansão[1].
Localizada no interior do estado de Minas Gerais, Montes Claros, pertence a microrregião homônima e mesorregião do norte de Minas, localizando-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 422 km. Ocupa uma área de 3.568,935 km², sendo que 38,700 km² estão em perímetro urbano e os 3543,334 km² restantes constituem a zona rural. Em 2010 sua população foi contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 361.915 habitantes, sendo então o sexto mais populoso de Minas Gerais e o 62° de todo o país (IBGE, 2010).
Ainda de acordo com dados do IBGE, Montes Claros apresentava em 2008, PIB (ProdutoInternp Bruto) de R$ 34.627.391,25. O PIB per capita era de R$ 9.665,14; e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) referente à renda era de 0,691 - sendo que o do Brasil é de 0,723. O PIB de Montes Claros é o maior da sua microrregião, com destaque para a área de prestação de serviços (IBGE, 2008).
A economia do município é composta pelas atividades agropecuárias, industriais e deprestação de serviços. Há maior concentração no setor terciário, com uma rede diversificada de comércio e prestação de serviços. O setor secundário também se destaca com indústrias de grande porte e unidades produtivas de pequenos e médios portes (PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, 2010).


Setor Primário
A agricultura é o terceiro setor mais relevante da economia de Montes Claros....
tracking img