Forum avaliativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FÓRUM AVALIATIVO INDIVIDUAL

Neste Fórum Avaliativo vamos analisar a história da desigualdade racial e social do Brasil e a sua interferência nos índices de oportunidades socioeconômicas.
Vocêvai precisar elaborar resumo crítico para postar no Fórum. Para tanto, inicie pela contextualização histórica do papel dos afrodescendentes no país, para ser possível verificar que a posição inferior donegro em grandes partes da sociedade e da economia do Brasil foi oriunda do estabelecimento da mão de obra no processo de produção econômica da nação.
Comente, também, sobre as políticas públicasde reparação para favorecer os negros e lhes darem melhores condições de vida no país, como as cotas para afrodescendentes no Ensino Superior. Como concorda com as quotas? Justifique.Finalmente, de acordo com o que foi pesquisado por você, responda: o processo de exclusão do negro é oriundo de preconceito racial ou social? Por quê?
ANTES: Leiturasindicadas
AVELAR, Idelber. Sobre algumas vitórias recentes da luta afro-brasileira. Revista Fórum, São Paulo, SP. n° 15. p. 22-23, jun. 2012.
ANTES: SITES INDICADOS
Superintendência de Estudos Econômicose Sociais da Bahia (SEI): www.sei.ba.gov.br
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA): www.ipea.gov.br
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): www.ibge.gov.brhttp://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/brasil-ocupa-84-posicao-entre-187-paises-no-idh-2011.html
SUGESTÕES: Referências
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Acesso de negros às universidades públicas in Cadernosde Pesquisa n° 118, São Paulo, 2003.
SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. O PIB da Bahia: 30 anos em Análise. Série de Estudos e Pesquisas. Salvador: SEI, nº 72, 2006.SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Economia Brasileira e Baiana no pós-Real. Revista Bahia Análise & Dados. Salvador: SEI, nº 4, v. 16, 2007.
SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS...
tracking img