Estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO


Sergio marcos oliveira
















MATEMÁTICA FINANCEIRA














DIAMANTINA
2009





Sérgio marcos oliveira









MATEMÁTICA FINANCEIRA

















Trabalho apresentado ao Curso de Graduaçãoem Administração da Universidade Norte do Paraná à disciplina Matemática Financeira.


Professora: Débora Bohrer Rohloff


















Diamantina


2009MATEMÁTICA E A ADMINISTRAÇÃO


Sabe-se que a matemática é uma ferramenta desenvolvida para organizar, copilar, trabalhar com informações de forma lógica e precisa, também e tomar decisões. Cabe então a nós entendermos o papel que ela cumpre dentro de nossa área de conhecimento e trabalho, para que possamos usufruir de tais conhecimentos.
Na administração a matemática tem umarelação de descrever fenômenos e incorporar equações e fórmulas que possibilitam as tomadas de decisões. Para entender melhor esse conceito, leia o texto extraído do site de referência e desenvolva a atividade proposta.

http:pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_matem%C3%A1tica_daadministra%A7%C3%A3o

Com base no texto acima citado, elabore um texto com uma página descrevendo oque você entende acerca do uso da matemática na sua área (administração) e elabore duas situações em que o uso da matemática se fez importante na tomada de decisões.




MATEMÁTICA E A ADMINISTRAÇÃO.


Parte 1.


Administrar é um dom, usar bem a matemática na administração é uma habilidade que nem todos dominam. De repente planejar não é a parte mais difícil,complicado talvez seja cumprir com as promessas e compromissos firmados.
A matemática na administração é uma parceira indispensável, cálculos são imprescindíveis para o andamento das organizações. Não dá pra imaginar administrar hoje em dia ou talvez em qualquer outra época sem o uso dos benefícios que a matemática proporciona. Planejamento, controle, organização, desenvolvimento eprincipalmente tomada de decisões.
O mundo almeja e agradece a matemática, pois é em cima de seus conceitos e conclusões que nascem as grandes transações.
Enfim, administração e matemática andam juntas, e bem dominadas oferecem segurança, conhecimento, estabilidade e perspectiva de crescimento às organizações.

Situações em que o uso da Matemática se fez importante na tomada de decisões.

1º -situação- Eu comprei um automóvel financiado, e consegui negociar o melhor preço possível e parcelas que se enquadraram dentro do meu orçamento mensal devido ao meu pouco, porém importante conhecimento com a calculadora HP-12C e a própria matemática.

2º- situação- Construímos um prédio comercial maior que o anterior retirando recursos financeiros dentro do próprio comércio e confesso: - se nãofosse o conhecimento administrativo e uma boa teoria matemática jamais teríamos conseguido concluí o projeto que durou 4 anos e meio.



Parte 2: Responda as questões
1.
Escreva a definição e construa por meio de exemplos a diferença entre a capitalização simples e composta.

1)
CAPITALIZAÇÃO SIMPLES - É quando somente o capital produz juros durante o período detransação, ou seja, o valor do juro mensal sobre o capital será sempre o mesmo. Independente de o valor ficar retido para ser resgatado junto ao capital no final do prazo.

EX: um empréstimo de R$100,00 durante um período de 5 meses com uma taxa de 5% a.m num sistema de juros simples.
M= c x (1+i x n) M= 100,00 x (1+0,05 x 5) M=100,00 x( 1+0,25) M=100,00 x 1,25 M=125,00...
tracking img