Estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma reflexão sobre segurança
RESUMO Quando surgiu a Segurança do Trabalho no Brasil, todos os trabalhos de prevenção eram realizados, principalmente em cima dos acidentes ocorridos. Os tempos mudaram e o ideal é o chamado prevenção por antecipação ou prevenção pró ativa. Sem dúvida nenhuma a conscientização do trabalho pró ativo, adaptando-o a sua atividade e conscientizando da responsabilidadeque a melhora das condições estão nas mãos do trabalhador é o melhor caminho. Eduardo Peres Barrozo1

Durante todo desenvolvimento industrial o trabalhador estava exposto a riscos em seu trabalho que nem os gestores podiam fazer algo para evitá-los. Proteções inadequadas em máquinas e equipamentos foram às causas de muitos acidentes e mortes. As condições de trabalhos nem sempre foram asmelhores para a Segurança e Saúde dos trabalhadores. A princípio, equipamentos inseguros e as condições de trabalhos precários foram responsáveis por grande parte da influencia negativa em nossas estatísticas de acidentes industriais.

Na atualidade a situação esta completamente inversa. As empresas reconhecem a importância da prevenção de acidentes, tanto do ponto de vista humanitário comoeconômico, e com a consciência dos gestores em segurança em primeiro lugar, temos melhores aspectos no ambiente de trabalho e com isto a redução dos acidentes. Porém temos muito a fazer, ainda encontramos riscos laborais e trabalhadores que se submetem a péssimas condições de trabalho. Temos que trabalhar principalmente a conscientização.

O problema principal agora é conseguir que os trabalhadorestenham mais consciência de segurança. É aqui onde o gestor tem um papel muito importante. E esta é a melhor posição
Engº Ind. Mecânico graduado pela universidade UNISANTA e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela IECAT FEI em São Paulo. Possui nove anos de experiência na área HSMT trabalhou em indústrias multinacionais como Philips do Brasil, Parker Hannifin, ABPA, e atualmente é oresponsável pela área SSO como Engenheiro Industrial Mecânico e de Segurança do Trabalho da Duratex.
1

para influir sobre o comportamento dos trabalhadores, pois é o homem chave em qualquer esforço que haja para reduzir os acidentes.

Relendo as estatísticas de acidentes, temos notado que a maioria dos acidentes que vêm ocorrendo, poderiam ter sido facilmente evitados. Por que não foramevitados?

Quando surgiu a Segurança do Trabalho no Brasil, todos os trabalhos de prevenção eram realizados, principalmente em cima dos acidentes ocorridos. Ou seja, o acidente ocorria e só depois da ocorrência do mesmo, é que se observava o aspecto segurança. Era um erro muito grande, pois com essa diretriz, muitos acidentes ocorreram. Observa-se uma preocupação cada vez maior com a segurança dotrabalho, conseqüência do alto índice de acidentes em nosso país. Essa preocupação se deve também aos prejuízos causados pelos acidentes ao trabalhador, à sua família, à empresa e à sociedade. Um aspecto que deve ser considerado são os fatores emocionais envolvidos nos acidentes. A síndrome de stress aguda e crônicas ocorridas após traumas físicos e emocionais constituem importantes problemas desaúde pública e possuem significativas implicações médico-legais.

São vários os fatores que predispõem o indivíduo a um acidente. O fator humano possui um papel relevante nos acidentes do trabalho. O afeto e interesse que o indivíduo coloca no trabalho, o ambiente de trabalho, a monotonia e a repetitividade das tarefas as relações com superiores, são todos elementos importantes que devem serconsiderados no exercício de qualquer atividade, principalmente as atividades que envolvam riscos, pois podem levá-lo a desconsiderar medidas de segurança necessárias para executar tarefas arriscadas.

Existem fatores relacionados com o meio ambiente físico: iluminação, ventilação, temperatura, ruídos, máquinas e instrumentos que devem ser considerados. Por exemplo, se a pessoa sentir-se...
tracking img