Estudos trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso concreto aula 1
1 - Considerando a história de Victor, o que podemos concluir sobre o que acontece aos homens quando vivem isolados?
R: Através da história de victor podemos afirmar que quando o homem vive isolado de uma sociedade, vive do instinto, como um animal. Indiferente do cachorro do mato, urso, macaco e os demais animais selvagens.
2- Muitas lendas e mitos relatam a história deheróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos – Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli - e apresentaram comportamentos compatíveis com o resto da humanidade.
Comparando estas personagens com o caso de Victor, seria possível ou não a eles apreenderem sozinhos os comportamentos humanos? Por quê?
R: Não. Porque o HOMEM só passa a ser considerado humano a partir da socialização no momentoque ele se integra aos conceitos e costumes de uma sociedade, seja qual forem esses costumes e conceitos.
3-Questão de múltipla escolha: As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentesentre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto.
B) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fatosocial é objeto da Sociologia.

Caso concreto aula 2
1-Questão discursiva:
Leia a letra da música “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas: Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquerparte... A gente não quer só comida A gente quer bebida Diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida Como a vida quer... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comer A gente quer comer E quer fazer amor A gente não quer só comer A gente quer prazer Prá aliviar a dor... A gente não quer Só dinheiro A gente quer dinheiro Efelicidade A gente não quer Só dinheiro A gente quer inteiro E não pela metade... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... Diversão, balé Como a vida quer Desejo, necessidade, vontade Necessidade, desejo, eh! Necessidade, vontade, eh! Necessidade...
1- A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a “fomeda alma”. Trata-se mesmo tipo de comida?
R: Não. A música é um protesto contra a desigualdade social que impera no país, ela retrata a, vontade, necessidade de que as pessoa tem de aprender e desfrutar de outros tipos de prazer, como a arte de modo geral, não só a comida.
2- A partir desta visão faça um quadro comparativo que mostre a diferença entre ciências sociais e ciências naturais.
R:São interpretadas de maneiras diferentes. As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação é o homem nas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais. já nas Ciências Naturais, estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
3- Questão de múltipla escolha:
1. Considere as afirmativas a seguir:I – A matéria prima da “Ciência Natural” não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.
II – O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência.
III – Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a...
tracking img