A desigualdade social provoca a violencia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências Sociais – Desigualdade Social e a Violência Urbana

Conceito de desigualdade social - De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdadesocial, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceram também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde, etc. – aflagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade e a violência. Podemos destacar está última como um dosprincipais itens de desigualdade social.


Conceito de violência urbana - que é o termo usado para designar ataques relativamente sérios à lei e à ordem pública que vêem a violência se exprimir emuma ou mais cidades de um ou mais países.


A desigualdade social provoca a violência urbana?

Sim, pois alguém que está economicamente desfavorecido tende, a buscar alternativas de se igualaraos outros, e se não tem acesso a isso de uma forma honesta, parte para violência, e outros tentam se vingar de sua condição através da mesma.


Exemplos: Todos estão vulneráveis a sofrer diretamentecom a violência urbana que se reflete nos grandes centros e principalmente nas periferias:

Fato – Verídico: Eu mesma fui vítima da violência urbana e que aqui descrevo:

Estava eu saindo paramais um dia de trabalho pela manhã (aproximadamente ás 07h00min horas) e um indivíduo me abordou perguntando que rua era aquela que ele estava. Ele se aproximou de mim com o capacete de motocicleta nacabeça, e eu na minha falta de malícia me virei para informar o que ele havia solicitado. Em seguida ele puxa uma arma e aponta em minha direção pedindo brutalmente e me empurrando, que eu passasse ocelular que estava em meu poder. Na hora fiquei extremamente nervosa e por algum momento não entendi porque aquele homem estava gritando e me xingando. Foi quando eu percebi que ele estava encostando...
tracking img