Estudos sobre fidelidade e infidelidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDOS SOBRE FIDELIDADE E INFIDELIDADE

Este item de nosso trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que foi encontrado ao que se referem os assuntos: “o que é fidelidade einfidelidade?”, “motivos para ser fiel” e “motivos para ser infiel”.
Para a realização de tal, utilizamos a seguinte pesquisa: “Fidelidade e Infidelidade nas Relações amorosas: Padrões discursivos”de Mª Guilhermina Castro, Gabrielle Poeschl e Joaquim Luís Coimbra do curso de Psicologia da Universidade do Minho (Portugal, 2010).
Ao fazer introduzir o assunto, Castro, Poeschl e Coimbra (2010),fazem um apanhado sobre os conceitos de infidelidade e apresentam a pesquisa de Roscoe, Cavanaugh e Kennedy (1988) que mostram que as pessoas entendem como infidelidade principalmente como a ausência deexclusividade. Além disso, são outras respostas: passar tempo, ter contato físico ou ter relação sexual com outras pessoas, mentira e traição. Já Santos, em 1996, é citado no mesmo artigo ondeapresentou um estudo sociológico em que pediu para os entrevistados falarem o que “vier à cabeça” sobre assunto infidelidade. Assim foram apresentadas as palavras traição, divórcio, separação, mentiras,desamor, incompreensão, desrespeito, ódio, sexo, desconfiança, insegurança, problemas, infelicidade, aventura e insatisfação.
Referindo às razões pela quais as pessoas são infiéis, Roscoe ecolaboradores (1988) no mesmo artigo são citados com respostas de sua pesquisa. Entre os itens, o mais abordado foi insatisfação com a relação. Tédio, vingança, raiva, ciúme, sentir-se inseguro, imaturidade efalta de comunicação também são citados como motivos para a infidelidade.
Partindo para a pesquisa em questão, de Castro, Poeschl e Coimbra (2010), para entrevistar 226 participantes com respostasvalidadas (adultos de idade média de 29 anos, 62% do sexo feminino), utilizaram como instrumento questões como “que palavras e expressões lhe surgem espontaneamente quando pensa em fidelidade nas suas...
tracking img