Estudos linguisticos - perguntas exames

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresente um exemplo de símbolo e um exemplo de signo. Justifique as suas escolhas. A palavra onomatopeica miau é um símbolo, porque existe uma relação analógica entre o som produzido por aquele animal- o gato- e a designação que é utilizada para o chamar. A palavra janela é um signo porque não há nenhuma relação analógica entre o seu som e o objeto que o termo designa. Assim a diferença entreestes dois tipos de sinais artificiais é o facto de que o símbolo mantém uma relação de analogia com o que refere, enquanto entre o signo e o que ele denomina não existe tal ligação. Existem também sinais não linguísticos que são também onomatopeias. Ex: a bandeira verde da praia, o símbolo das farmácias, os talheres no sinal de trânsito que indica proximidade de restaurante.
Defina a propriedadeda linguagem verbal que designamos por produtividade. Exemplifique. A linguagem verbal é relativa aos seres humanos. Estes ao falar, produzem signos e normas de combinação de signos que lhes permite construir frases, textos escritos ou enunciados, de forma a comunicar com o outro ser humano. A produtividade é a construção e a interpretação constante destas frases ou enunciados, de maneira a quepossamos comunicar com os outros seres humanos. Existem porém formas de expressão, que se bem que não estão corretamente exprimidas, o ser humano, segundo a sociedade que insere, compreende o que o ser falante está a comunicar. Exemplo: A Joana gosta de leite com chocolate, porém detesta leite.
Tendo em conta a perspetiva de análise linguística preconizada por Saussure e a tendência predominante nosestudos linguísticos ao longo do século XIX, explicite em que medida a dicotomia sincronia/diacronia constituiu uma rutura epistemológica. No séc XIX, predominou o estudo das línguas numa perspetiva diacrónica, ou seja o estudo e a análise das línguas, da sua alteração através dos tempos. Saussure, no início do séc XX, propôs o estudo e análise das línguas naturais na perspetiva sincrónica. Ouseja o estudo num dado momento, excluindo as alterações ao longo dos tempos. Este fato constituiu uma rutura epistemológica na medida em que após Saussure, a Linguística, é considerada como disciplina científica, onde prevalece a descrição das línguas naturais, numa certa sincronia.
Com base na definição dos conceitos que integram a dicotomia língua/fala, explique porque é que Saussure elegeu oconceito de língua como o objeto de estudo da Linguística. Para Saussure, a língua é o objeto de estudo da Linguística. Devido ao seu carater abstrato esta só pode ser estudada com base nos dados percecionados na fala. Como disciplina científica deve estudar e descrever o caráter social e abstrato da língua e não o caráter individual, concreto da fala. Assim a língua é analisada segundo um sistemavirtual e social, pois é dominada por toda uma comunidade que a utiliza, pelos seus usos concretos e individuais dos sujeitos falantes.
Distinga os conceitos de significado e referente. Ilustre com exemplos. O significado é a noção que o sujeito falante tem depositado na sua mente e está sempre associado a um significante. O significado é a face não manifesta do signo linguístico e o significantea face manifesta desse signo. O referente é a entidade da realidade extralinguística, mesmo se não há termo para o designar. Exemplo: as luvas. O seu significado é a sua representação mental, que está interiorizada. O referente é o objeto concreto que a palavra designa, que pode ser de material diferente e de várias cores e tamanhos.
Justificando a sua seleção, apresente exemplos de palavras queintegrem a) um paradigma aberto; b) um paradigma fechado. a) Um paradigma aberto é um conjunto de unidades linguísticas, as quais podem aumentar pela inserção de novas unidades. Exemplo: os substantivos que designam alimentos: Maçã, Bolacha, sopa.
b) Um paradigma fechado é um conjunto de unidades linguísticas, as quais não é possível aumentar, pela inserção de novas unidades, são invariáveis....
tracking img