Estudos financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 01

Introdução à Contabilidade de Custos

Em nossa primeira aula fomos apresentados ao professor Carlos Guimarães que iniciou sua aula como os principais conceitos sobre a contabilidade de custos, ao longo de nossa primeira aula aprendi desde a origem até a evolução da contabilidade de Custos. Ao concluirmos a primeira parte da aula, o professor pediu para que nospegássemos nosso caderno de atividades para fazer as 27 questões propostas que vão ajudar a fixação do conteúdo. Segue abaixo as respostas.
1° - Porque é necessário que as empresas industriais tenham um bom sistema de custos?
Porque com a abertura do mercado e a concorrência das multinacionais a sobrevivência das empresas ficou mais comprometida, pois com a competitividade entre as empresas industriaistende a aumentar cada vez mais, pois o cliente tendo a opção de escolher os produtos ele certamente vai optar pela empresa que lhe oferece um produto bom com um valor de mercado acessível que ele está disposto a pagar pela mercadoria. Então é fundamental pra empresa que queria sobreviver se adaptar a um sistema de custos onde através dele você tenha detalhado qual é o seu custo, e seu lucro a cadaitem produzido, pois só assim você conseguira competir com as demais empresas do mercado.
2° Os Fatores de Custo de um produto em uma empresa industrial são os mesmos que em uma empresa comercial? Justifique.
Não. Pois os fatores de produção das industrias são extremamente complexos, o produto acabado agrega uma serie de valores durante sua produção onde exige um sistema de apuração de custosperfeito, já o sistema para empresas comerciais o sistema é um pouco mais simples pois elas apenas compram e vendem a mercadoria.
3° Qual foi o principal motivo para o surgimento da contabilidade de Custos?
Com o surgimento das indústrias a partir da revolução industrial, onde o profissional de contabilidade se deparou com uma complexa forma de apuração de custos dos produtos, que no períodomercantilista essa apuração era feita de forma simples, por isso foram obrigados a implantar uma nova metodologia para se ter o custo dos produtos, pois até esses produtos estarem prontos para venda os mesmos passaram por várias etapas, o que obrigou o surgimento de um novo conceito de apuração de custos.
4° Quais os novos campos da Contabilidade de Custos? Quais suas Funções nesses campos?
Acontabilidade de Custos tem sua atuação em diversos segmentos, com a tremenda necessidade de ter os preços competitivos, todos os segmentos vêem na contabilidade de custos a sua sobrevivência e seu sucesso, pois se trata de um fator determinante para a maximização dos lucros.

5° Somente as empresas industriais devem utilizar-se da contabilidade de Custos? Justifique.
Não, pois toda e qualqueratividade seja comercial, prestadora de serviços ou industrial utiliza a contabilidade de custos, onde se tornou uma ferramenta de gestão indispensável para tomada de decisões.
6° “Cada componente do processo de produção de uma empresa é uma Despesa que, na venda dos produtos, transforma-se em perda”. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
Não. Cada componente de produção quando baixado noestoque é encaminhado para o processo de produção e se torna um custo e não uma despesa, já na venda do produto aí sim os custos referente a esses produtos cedidos se tornam uma despesas reduzindo o resultado do DRE, já que a perda será dos componentes utilizados de forma anormal no processo de produção.
7° Caracterize perda. Dê exemplos. Quando as perdas podem ser consideradas despesas ou custos?São aqueles calores consumidos de forma anormal e involuntária no processo de produção, calores estes que não representam sacrifício para a obtenção de receita. Um exemplo é o consumo de energia com máquinas ociosas utilização de matérias primas além do normal para a produção do bem, incêndio etc.
As perdas podem ser consideradas despesas ou custos quando for dentro de um certo planejamento...
tracking img