Estudo de caso departamento financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento Financeiro
Introdução

PANORAMA GERAL DO DEPTO
VISÃO
MISSÃO
VALORES

Conceito
A área financeira é responsável por viabilizar a atividade fim da empresa através da alocação de recursos. É na nesta área que as análises, decisões e direcionamento dos recursos da empresa são definidos.
A ótica de atuação do setor financeiro se resume em uma integração da obtenção de recursos,utilização destes e por fim controlá-los.

Estrutura do departamento financeiro da Transportadora

• Orçamento: função responsável pela preparação, acompanhamento e execução do orçamento financeiro.A empresa LogExpress, trabalha com orçamento de previsão semestrais e anuais de metas a serem gastos pelos departamentos.
• Contabilidade: instrumento fundamental da gestão financeira, daLogExpresspois registra todas as transações ou movimentações de recursos que envolvam valores monetários; pode ser vista como a "central de informação" da gestão financeira da empresa.
• Tesouraria: função ou área da LogExpressque cuida de todos os pagamentos e recebimentos e administra o dinheiro que é mantido em caixa ou em contas bancárias para esse fim.
• Contas a pagar/ receber: significa o dinheiroque a empresa deve a alguém, como por exemplo, dívidas para com os fornecedores na compra de matéria-prima e obrigações para com o governo no pagamento de tributos. Já contas a receber significa a quantia de dinheiro que devem a empresa, por exemplo, compras feitas por clientes.
• Custos: função ou área responsável pela apuração e controle dos custos dos serviços prestados.
• Fiscal: ALogExpress trata a área fiscal como uma das mais delicadas da empresa, pois envolve toda a tributação a qual a empresa está sujeita e pode acarretar em fiscalização e autos de infração. O Setor Fiscal, pode parecer um mero registrador de notas e preenchedor de guias de recolhimento de tributos, o que não é verdade pois, é do Setor Fiscal que se extrai, por exemplo todos os dados de compras, vendas,apuração de estoque, bem como todas as informações para a Declaração de Imposto de Renda e Pessoa Jurídica.
Faz parte desse setor
a- Apuração de impostos(Simples, ISS, ICMS, ICMS-ST, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, etc)
b- Apuração de impostos retidos na fonte (IRRF, INSS, ISS, PIS/Cofins/CSLL, etc)
c- Escrituração de Livros Fiscais 
d- Preenchimento e entrega de obrigações acessórias 
(GIA,DIPJ, DASN, DCTF, DACON, DIMOB, DIRF, REDF, Sintegra, DES, etc)
A Contabilidade Fiscal é aquela destinada ao relacionamento entre a empresa e o fisco. Cuida de apurar, pagar e declarar os tributos, mantendo a saúde do relacionamento empresa x estado.
• Societário: relacionado ao estudo das sociedades empresariais (dentre as quais se destacam a sociedade por quotas de responsabilidade limitada,asociedade anônima, entre outras), bem como as questões que digam respeito aos sócios e acionistas destas pessoas jurídicas. A LogExpress é uma empresa onde seus sócios ocupam diferentes departamentos dentro da organização.

Setor Contabilidade
Conceito
A contabilidade surgiu como auxilio para o comércio, para controle de seus bens e patrimônio Através da contabilidade, informações referente aolucro e rentabilidade, capacidade de pagamento e recursos disponíveis, risco de terceiros e próprios, etc. Com essas informações contribui para a análise do conjunto das Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, etc.) e das informações derivadas do processo e conhecimento contábil, conseguimos identificar e prever com boa margem de acerto o futuro da entidadeanalisada, encontrando acertos e desacertos do negócio, enfim, participando de forma decisiva do processo de tomada de decisões.

Contabilidade Societária é a origem de toda a informação contábil. Tem como foco principal a “prestação de contas” aos usuários internos (sócios e administradores) e externos (governos, bancos, clientes, fornecedores, empregados, etc.) da organização. Demonstra a...
tracking img