Estudos economicos das causas da criminalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA DO CRIME
NOME: Ana Maria de Paula Morais MATRÍCULA: 201151005
PROF: Maria Viviana
-------------------------------------------------
DISCIPLINA: Tópicos especiais de Economia I –Economia do Crime

Becker (1986) foi quem começou com as demonstrações que relacionam o comportamento ilegal com a interação social. Mas diante do grande crescimento da criminalidade, sua contribuiçãotem-se mostrado insuficiente. Nesse sentido, outros estudos têm sido incorporados para explicar os mecanismos que regem a criminalidade.
Interação social refere-se à inclusão, onde variáveis querepresentam características de outras pessoas afetam a incidência de crimes. O comportamento de um indivíduo pode ser reflexo do comportamento de seus próximos, e quando há forte interação social,criminosos trocam informações com não criminosos mais facilmente, podendo influenciar o comportamento desses.
A probabilidade de um individuo incorrer num comportamento criminoso é afetada por interaçõessociais, onde aqueles que vivem em meio a uma família estável possui menos chances de cometer crimes; enquanto algumas variáveis como o estado civil, a religião e o uso de drogas, podem intensificar atendência ao comportamento criminoso. Essas variáveis demonstram que pessoas possuidoras de determinadas características incorreriam em um custo de oportunidade mais elevado que outras, sendo paraessas menos atraente entrar para o crime.
Um fator que influencia muito os efeitos da interação social no crime é a vulnerabilidade do cidadão, pois uma sociedade com indivíduos mais influenciáveistende a tem um nível de criminalidade crescente, posto que o criminoso dificilmente muda seu comportamento, enquanto o do não criminoso é mais vulnerável.
O estudo feito por __________ demonstra emseus resultados alta interação social para roubo de carro, furto e invasão de propriedade, e baixo índice de interação social para assassinatos e estupros. Outra importante percepção foi que crimes...
tracking img