Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Literatura
Vivemos em uma sociedade capitalista que acaba por tornar o mundo todo desigual, principalmente no fator economia.
O problema de Desigualdade Social surge, em sua maioria (mas não prioritariamente) em países não desenvolvidos ou em processo de desenvolvimento. Diversos fatores contribuem para a Desigualdade Social: desigualdade de gênero, de raça, de escolaridade, entre outros.Porém, o fator principal da Desigualdade Social do mundo é má distribuição de renda.
No Brasil, a distribuição de renda é uma das mais desiguais de todo o mundo, perdendo apenas para alguns países africanos. Enquanto o dinheiro se concentra na mão de poucos, muitos não possuem condições nem para suprir as necessidades básicas, como educação e alimentação. Mesmo com a classe C em evidência nessemomento da economia brasileira, isso não torna a economia deliberadamente estável ou ideal.
A desigualdade econômica acaba por ser o fator que determina, também, os outros tipos de desigualdades. Em uma economia onde pessoas não possuem condições financeiras nem para suprir o básico, como alimentação e vestuário, quem dirá para suprir a educação adequada. Ou ainda, o fator econômico afetadiretamente a desigualdade entre os gêneros, pois os maiores salários ainda se concentram nas mãos dos homens. Sendo assim, o carro-chefe de uma avalanche de desigualdades é o dinheiro. Também, pudera, vivemos em um sistema plenamente capitalista.

























2 - Problematização
A desigualdade social prejudica cidadãos de todas as faixas etárias, principalmente osjovens de classe de baixa renda, impossibilitados de ascender socialmente pela falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho e de uma vida sadia e digna.

A desigualdade social gera uma previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente; permite a existência de um mercado de trabalho e uma educação elitizada, onde poucos jovens demenor renda conseguem adquirir uma melhor formação escolar e profissional; e , dentre as piores consequências, propicia a ocorrência da violência urbana.

O principal desafio é promover o direito ao cidadão viver dignamente, tendo real participação da renda de seu país através da educação e de oportunidade no mercado de trabalho e, em situações emergenciais, receber dos governos benefíciossociais complementares até a estabilização de seu nível social e meios próprio de sustento.

A atual disposição da renda brasileira possui fatores históricos enraizados desde os tempos das capitanias hereditárias que concentravam a posse de terras, da escravidão que gerou uma massa de pessoas desassistidas e das monoculturas que não permitiam um maior acesso ao alimento e à riqueza gerada pela terra.Mais será que haveria solução pra um problema que teria sido instalado desde a época da colonização?
Quais seriam as medidas a serem tomadas para que a história da sociedade viesse a mudar?

Educação, Pobreza, Criminalidade, Desemprego, Fome.
Qual seria a área mais afetada por essa desigualdade social?
Seria consequências da Desigualdade Social, o aumento do índice da criminalidade?
Oque fazer para diminuir a taxa de desemprego?
Como diminuir o impacto que a desigualdade causa na educação em nosso país?















3 – Delimitação
Iremos relatar sobre a criminalidade e suas consequências.
O quanto o aumento da criminalidade no Brasil não tem precedentes na historia do país ou mesmo em qualquer outro país do mundo.
Nem mesmo aqueles que estão em guerrascivis houve maior número de assassinatos que os 40 mil mortos anuais em solo brasileiro. Nos últimos 10 anos, se somadas todas as vítimas de confrontos armados no mundo, não se chega ao índice de homicídios cometidos no Brasil.
Procurando assim entender e apontar os motivos pelo qual o Brasil mesmo sendo um dos Já é a 7ª maior economia mundial e temos nossas universidades dentro do ranking das 70...
tracking img