Estudos disciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem inicialmente criou signos para designar a matéria. Independentemente da língua ou da cultura, uma árvore é e sempre será uma árvore. Porém, a linguagem vai além, na metafísica, onde fazemosuso de nossa imaginação, percepção e intuição quando observamos uma imagem ou ouvimos uma música ou um barulho, ou sentimos um aroma. Interpomos nossas emoções e crenças a quaisquer estímulos eimprimimos nossa opinião considerando todos esses aspectos. Cassirer resume o ponto da seguinte forma:
“Não estando mais num universo meramente físico, o homem vive em um universo simbólico. A linguagem, omito, a arte e a religião são partes desse universo, são os variados fios que tecem a rede simbólica, o emaranhado da experiência humanas. Todo o progresso humano em pensamento e experiência érefinado por essa rede, e a fortalece. Envolveu-se de tal modo em formas lingüísticas, imagens artísticas, símbolos míticos ou ritos religiosos que não consegue ver ou conhecer coisa alguma a não ser pelainterposição desse meio artificial. Sua situação é a mesma tanto na esfera teórica como na prática. Mesmo nesta, o homem não vive em um mundo de fatos nus e crus, ou segundo suas necessidades e desejosimediatos. Vive antes em meio a emoções imaginárias, em esperanças e temores, ilusões e desilusões, em suas fantasias e sonhos. ‘O que perturba e assusta o homem’, disse Epíteto, ‘não são as coisas,mas suas opiniões e fantasias sobre as coisas.

Figura 1 – Fonte www. blog.gilbertomirandajr.com.br
A distinção entre o homem e outros animais consiste na necessidade de se relacionar,compreender e ser compreendido através de símbolos. Vejamos o que Nietzsche desenvolveu a respeito:
“Pois, para dizê-lo mais uma vez: o homem, como toda criatura viva, pensa continuamente, mas não sabe disso;o pensamento que se torna consciente é apenas a mínima parte dele, e nós dizemos: a parte mais superficial, a parte pior: - pois somente esse pensamento consciente ocorre em palavras, isto é, em...
tracking img