Estudos de casos doentes com sindrome golpe de calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O estudo de caso é um relato com metodologia científica onde se deseja estudar um determinado doente ou situação.
Costumo orientar e realizar estudos de casos na seguinte ordem: introdução (apresentação, motivação ou justificativa, objetivo, resumos das estapas do estudo), desenvolvimento (pesquisa sobre os assuntos consultados durante o estudo: patologia, medicações, quadro comparativo dossintomas da doença com os do doente, histórico de enfermagem, levantamento de problemas, diagnósticos de enfermagem, plano assistencial, plano de cuidados, evolução, prognóstico, plano de alta), considerações finais (pontos positivos e negativos, vantagens e desvantagens, facilidades, críticas, resposta ao objetivo), referências, anexos e apêdices.
A etapa da motivação é extremamente relevante. Parase desenvolver pesquisa precisamos querer estudar o fenômeno, assim nos questionamos: por que quero estudar tal doente? O que me chamou mais a atenção? São questões próprias do pesquisador, por isso o estudo é autêntico, a respostas a estas questões já fariam parte da introdução.
Para o desenvolvimento do estudo de caso devemos seguir uma metodologia científica, costumo utilizar na classificaçãodos problemas a Teoria de Enfermagem de Wanda Aguiar Horta ( Necessidades Humanas Afetadas) e uma taxonomia que pode ser da NANDA ou a CIPE como estamos em Portugal.
Um ponto necessário é percebermos o "cuidar integral" (visão holistica) do doente e não nos determos apenas na patologia.
Outro fundamento necessário é a utilização na escrita de termos científicos, o termo de consentimento livre eesclarecido (critérios éticos) e evitar o "copiar" e "colar" da internet, mesmo nas pesquisas teóricas, temos que seguir rigorosamente uma norma de referências bibliográficas durante a execução de todo o conteúdo escrito ao qual não fomos os redatores.
Um abraço, espero ter ajudado.

(O programa desta conferência encontra-se em http://www.aidscongress.net/7congresso/ )
VII Congresso VirtualHIV/AIDS : O VIH/SIDA na Criança e no Idoso

A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) com base na North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) e diagnósticos em enfermagem: um estudo de caso
Imprimir
PDF
Conferência:
VII Congresso Virtual HIV/AIDS : O VIH/SIDA na Criança e no Idoso
Tópico:
Clínica e Tratamento
Autor(es):
Estela Rodrigues Paiva AlvesCo-autor(es):
Ana Cristina de Oliveira e Silva
Palavras-chave:
HIV/AIDS, NANDA
Leituras:
26470
Resumo:
Estudo de caso de um cliente, 41 anos, internado no hospital público de doenças infecto contagiosas no município de João Pessoa - Pb com o diagnóstico de HIV/AIDS e Diabetes Mellitus, tendo como referencial teórico metodológico a Sistematização da Assistência de Enfermagem baseada na Taxonomiada NANDA. Teve como objetivos identificar os diagnósticos de enfermagem, estabelecer, a partir da priorização o plano de cuidados, implementar e avaliar a resposta do cliente a partir do plano pré-estabelecido. A assistência de enfermagem foi prestada no período de 21 a 26 de Agosto de 2006. Os Diagnósticos de Enfermagem obtidos a partir da identificação dos problemas foram: Nutriçãodesequilibrada: menos do que as necessidades corporais relacionado à incapacidade para ingerir alimentos evidenciado por baixo peso corporal e falta de interesse por comida; Integridade da pele prejudicada relacionado ao estado metabólico alterado evidenciado por edema de membros inferiores (+3/+4), pele ressecada e destruição das camadas da pele (necrose no hálux do membro inferior esquerdo); Baixoauto-estima situacional relacionado à falhas, rejeições evidenciado por relato verbal de arrependimento e repressão de si mesmo e Risco para infecção relacionado a procedimento invasivo (venóclise) e imunossupressão. O Plano assistencial realizado consistiu na supervisão dos sinais vitais e controle da glicemia capilar, administração de medicamentos prescritos, curativos, supervisionar a ingesta hídrica e...
tracking img