Estudos culturais ingleses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTESDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL- DECOMDISCIPLINA: TEORIA DA COMUNICAÇÃO PROFESSOR: JUCIANO LACERDA | |ATIVIDADE EM GRUPO aulas dia 10 e 12 de abril de 2012
A ATIVIDADE DEVE SER FEITA EM GRUPOS DE ATÉ 4 PESSOAS. VALE UM PONTO DE PARTICIPAÇÃO PARA A NOTA DA UNIDADE II. DEVE SER ENTREGUE IMPRESSA NAAULA DO DIA 17 DE ABRIL DE 2012.
QUESTÃO 01:
Segundo o autor, a interpretação dominante que divide a cultura em estratos separados, como “alta”, “média” e “popular”, não dão conta de interpretara nova realidade da hegemonia da cultura de massa. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, o que seria essa hegemonia da cultura de massa e quais seus traços na sociedade.

QUESTÃO02:
O autor retratou que, o estudo da cultura passa a ser uma compreensão integral dos meios de comunicação em uma chave dupla, onde a mídia exerce uma forte influência na cultura, mas também é partedo complexo cultural de uma sociedade. Exemplifique o questionamento com um fato ou acontecimento veiculado na mídia recentemente.

QUESTÃO 03:

Com base no texto, explique por que a cultura éum campo de disputas e o que podemos entender como hegemonia na visão dos estudos culturais? Dê um exemplo de como essa hegemonia acontece na sociedade brasileira.

QUESTÃO 04:

Estabeleça efundamente uma diferença entre a abordagem da Escola de Frankfurt (Rudiger, 2001, estudado na unidade I) e a Escola dos Estudos Culturais, apresentada no texto de Luis M. S. Martino (2005) nestaunidade II.

QUESTÃO 05:
Defina o que é Leitura Dominante, Leitura Negociada e Leitura de Oposição, com base no pensamento de Stuart Hall, citado por Luis Martino (2005). Construa três exemplos usandocomo base produtos midiáticos (anúncios publicitários ou programas televisivos) em que a leitura do receptor sobre o produto midiático seja dominante, negociada e de oposição às mensagens...
tracking img