Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA DOS PACOTES, A FIGURA E O MITO

             A Maria dos Pacotes, uma figura enigmática que perambulava nas ruas da cidade, chamava a atenção pela sua figura franzina e ao mesmo tempo tãocheia de vida.
Andava pelas ruas levando seus pacotes, com roupas surradas e um olhar penetrante. Não era mendiga nem pedinte, era uma  senhora que tinha personalidade e não gostava quando alguém aabordasse, principalmente com deboche. Reagia com violência e gritaria, sem, no entanto, a gente entender o que falava exatamente. Isso aconteceu por diversas vezes em que a vi e tirei fotos dela.
           Diziam que aceitava comida ou cigarros, dos que cruzavam  por ela, mas não dinheiro. Coisas que se ouvia falar eram tantas que entrou no imaginário da cidade.

             Essa  perambulante segurava vários pacotes de jornais? Sabemos lá. Mas que chamava a atenção. A gente se encantava com essa personagem que nos levava a imaginar por que assumiu essa vida, já que tinha família e um lugarpara ficar.
            Ouvia- se dizer que acabou assim por que o noivo a deixou no altar, e depois disso ‘pirou’. Outros contavam diversas histórias, inclusive que guardava seu enxoval nos‘pacotes’, que eram os ‘pedaços de sua vida’.
            Por diversos lugares a gente esbarrava com a Maria dos Pacotes, com sua pequena estatura de um olhar , quase sempre distante, parecia estar em outromundo, outra realidade.

            Certa ocasião, uma senhora a acolhei em sua residência para lhe dar abrigo, comida  e queria lhe dar lições de evangelização.  Isso durou pouco tempo, pois a Marianão se sujeitava a um banho, a uma ordem, às regras. Simplesmente fugiu para o que queira: ter liberdade de perambular pelas ruas.
 
            Personagem típico que acabou incorporando-se à paisagemurbana.
            Um dia, sua foto apareceu nos jornais dizendo que a Maria dos Pacotes foi atropelada e que passava seus dias isolada no fundo de um quartinho, no fundo da casa de sua...
tracking img