Estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A palavra Motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo e ação ou comportamento humano (MAXIMIANO, 2000).
A motivação ainda é um grande desafio para as empresas, pois é o combustível que faz as pessoas funcionarem. Há um aumentonos estudos sobre a motivação para o trabalho, pelo desejo dos gerentes de criar um ambiente que consiga manter o homem trabalhando, conforme as expectativas da organização, de forma a atingir o máximo de produtividade. Com o uso de padrões organizacionais de motivação, os indivíduos passam a trabalhar integrados com os objetivos da empresa, tornando-se um meio para a busca dos fins definidos pelaorganização. É por meio da motivação que ocorrem melhorias nos processos internos, dos produtos, envolvimento e comprometimento. Gera mais eficiência e maior facilidade de trabalhar em equipe.
Portanto, motivar as pessoas que estão envolvidas em um determinado trabalho é uma maneira muito eficiente de se chegar a um objetivo. Pessoas motivadas tendem a ser mais criativas e produtivas,superando com maior facilidade qualquer tipo de dificuldade. Como a motivação está diretamente relacionada com as necessidades e desejos das pessoas, sua importância cresce à medida que ocorre um aumento no nível educacional.
A motivação no trabalho é a principal preocupação das organizações que buscam continuamente um elevado padrão de desempenho e competitividade. As teorias da motivaçãotratam das forças que impulsionam o indivíduo para o trabalho e está diretamente relacionada à produtividade.
A constante evolução da área de recursos humanos trouxe para as pessoas inegáveis benefícios no tocante as áreas de motivação, empresas gastam muito em treinamento, palestras motivacionais e bonificações, porem o que se pergunta é, a motivação e saudável para o colaborador ou e apenasuma ferramenta que a empresa utiliza para atingir seus objetivos.
O modelo de administração atual exige que as empresas busquem nas pessoas o comprometimento e motivação para o desenvolvimento de suas atividades, desde o momento de contratação existe a busca por pessoas que tenham características de comprometimento.
“E muito mais fácil para as empresas conseguirem pessoascompetentes do que comprometidas. Por isso, identificar fatores capazes de promover a motivação dos empregados e dominar as técnicas adequadas para trabalhar com ela vem-se tornando tarefa das mais importantes para os gerentes” (GIL, 2001, p. 201)
Este artigo tem como principal finalidade fazer um estudo da motivação nas organizações auxiliando no Papel do Motivador, tendo como foco a MotivaçãoOrganizacional. Por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando livros, artigos de periódicos e outros materiais disponibilizados na Internet. Demonstrando os pensamentos dos maiores especialistas no tema desde o início dos estudos até as idéias mais contemporâneas, abordando as teorias motivacionais, ressaltando a contribuição de cada uma delas.

1. MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Tendo em vista odespertar das empresas para os seus ativos humanos, observa-se a cada dia o maior interesse das organizações em promover a motivação em favor dos resultados, seja ela feita através de treinamentos, dinâmicas, palestras, enfim de eventos isolados que momentaneamente podem até atender algumas das necessidades, porém em longo prazo tendem a cair no esquecimento dos funcionários (BRAZ, 2003).Um dos problemas mais desafiadores para as organizações é como motivar indivíduos que ganham salários muitos baixos e com poucas oportunidades de aumentar significativamente a sua remuneração, quer em seus empregos atuais, quer por meio de promoções. Essas posições são normalmente preenchidas com pessoas que têm ensino e habilidades limitadas e cujos níveis de remuneração são pouco superiores...
tracking img