Estudo sobre a alma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ALMA SOB CONTROLE - a Mente -
 
Nesta lição vamos focalizar A ALMA e como colocá-la sob o controle do Espírito. 
Vamos considerar em primeiro lugar o caso da nossa MENTE; é nela que Satanás costuma ganhar muito terreno, fazendo sempre pressão sobre o nosso modo de pensar. Como ele leva vantagem sobre nós nessa área! 
Como você já sabe, a nossa mente - nosso intelecto e raciocínio - fazparte da nossa alma. A vida de Deus não é “raciocínio lógico”, ainda que ela não seja de nenhuma maneira irracional. Mas temos de tomar providências para que Satanás não controle o nosso modo de pensar. 
É o pensamento do homem que Satanás ataca primeiro. Observe que quando se aproximou de Eva no Jardim do Éden, ele logo lançou dúvidas na mente dela:
"Ora, a serpente era o mais astuto de todos osanimais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" (Gênesis 3:1)
É IMPORTANTE ENTENDER A SISTEMÁTICA DE SATANÁS
Primeiro ele lança em nossa mente uma sugestão que geralmente, é uma dúvida em relação a Deus. Se não rechaçarmos ou rejeitarmos tal sugestão (essa foi a falha de Eva),  Satanás a reforça com outradúvida ou sugestão e assim ele vai fazendo, sucessivamente, até que consegue o que pretende.
O apóstolo Pedro nos diz como devemos proceder: 
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, o vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; RESISTI-LHE firme na fé ...” (1 Pedro 5:8-9)
E o apóstolo Tiago afirma: “... RESISTI ao diabo, e ele FUGIRÁ de vós.” (Tiago 4:7)QUANDO VOCÊ RESISTE AO DIABO, ELE NÃO TEM OPÇÃO, ELE TEM DE FUGIR
E Satanás só ganha muito terreno na área da enfermidade simplesmente porque não rejeitamos a sua sugestão. Ele faz você pensar numa enfermidade qualquer, e se você não rejeitar a sugestão, ele a reforça com dores e sintomas a ponto de você SE CONVENCER de que está enfermo.
A enfermidade é uma MENTIRA de Satanás na qual a pessoaacredita.  
Ouça o apóstolo Paulo:  “... o pecado (e isso inclui a enfermidade, que veio ao mundo por causa do pecado) NÃO TERÁ DOMÍNIO sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim, da graça.” (Romanos 6:14)
“... não deis lugar ao diabo.” (Efésios 4:27) 
Temos de reconhecer, no entanto, que Satanás ataca sutilmente, e de tal modo que chegamos a considerar perfeitamente razoáveis as suas sugestõesmaliciosas. Temos de ter muito cuidado nesse sentido, como nos adverte o apóstolo Paulo em 2 Coríntios cap 11 versos 3 e 14:
"Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo... E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo deluz."
Veja, por exemplo, uma maneira que Satanás muito usa contra nós - A ansiedade, a qual muitas vezes parece ser algo “razoável”. Pedro nos exorta a respeito em 1 Pedro cap 5 verso 7:
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
A palavra “ansiedade” no texto original quer dizer: “distração”, e isso expressa com muita propriedade toda a ação de Satanás na áreada nossa mente, pois o que ele procura sempre é “destruir-nos” ou tirar o nosso pensamento da Verdade de Deus.
O Salmista nos faz uma exortação similar:  “Confia (dá) os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá.” (Salmos 55:22)
E isso nos faz lembrar das palavras do Senhor Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo, eaprendei de mim, porque  sou manso e humilde de coração, e achareis DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS.” (Mateus 11:28-29) - Isso é descarregar-se.
Observe as palavras “ansiedade”, “cuidados”, “sobrecarregados”, mas conscientize-se mais na frase: “descanso para as vossas almas”.
Em virtude das contínuas e insistentes pressões que Satanás exerce sobre a nossa mente para “tirar-nos da Verdade de Deus”, e...
tracking img