Estudo sobre sad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Apoio à Decisão: Uma resenha prática

O objetivo deste trabalho é estudar o SAD (Sistema de apoio a decisão) de maneira ampla e descontraída, aplicando conceitos atualmente aceitos sobre o tema, bem como desenvolver a respeito de alguns softwares popularmente utilizados para a tomada de decisão.
A fim de ilustrar o tema, será criado um mercado hipotético onde existem agentes,escolhas e expectativas. Em cima deste mercado, os conceitos apropriados a respeito de SAD serão desenvolvidos.
O mercado hipotético – A feira de Domingo.
O mercado em questão é uma feira livre de pequeno porte, onde existem agentes interessados em trocar mercadorias (ou valor) entre si. Neste mercado, temos alguns pequenos produtores de verduras e hortaliças que vendem seus produtos aos moradoreslocais. A feira é bastante frequentada, sendo que o fluxo de potenciais compradores de Verduras e Hortaliças obedece uma curva normal àquela de um dia qualquer.
Nesta feira temos o João, vendedor de hortaliças de primeira categoria. João é um produtor tradicional, que presa pela qualidade de seus produtos e satisfação de seus clientes. Sua plantação é hidropônica, sendo assim, refletindopositivamente na qualidade de seus produtos e negativamente em seus custos (os custos para produção hidropônica podem chegar à 40% a mais do que os custos de uma plantação tradicional, na terra). João tem uma clientela fiel aos seus produtos. Porém sabe que quando seu preço aumenta, tem parte de seus clientes perdida para Pedro, seu vizinho de barraca.
Pedro, herdeiro de um grande produtor de hortaliçaspossui uma barraca ao lado de João, o pequeno produtor. Para Pedro, a filosofia de negócio é vender a maior quantidade de verduras e hortaliças possível, já que não existem outras feiras naquela região. Seus custos são baixos, uma vez que sua horta se estante ao longe de sua herança. Pedro, além do mais, exerce poder de barganha sobre seus fornecedores, barateando ainda mais seus produtos. Pedrotambém conhece as dificuldades de negociar naquela feira. Quando um de seus fornecedores sofre com desvios de mercado e cobra mais caro pelos insumos, Pedro é obrigado à abrir mão do lucro marginal excessivo e passa a praticar preços com uma margem mais apertada.
Tiago é novo neste negócio. Arrumou uma quantia de dinheiro emprestado com o banco e realizou o sonho de ser empreendedor. Revende asmercadorias que seu primo Ricardo planta num terreno próximo à feira. Todas de qualidade, porém sem o rigor de João e sem os baixos custos de Pedro. Conhece todos seus concorrentes pessoalmente, uma vez que divide vizinhança tanto com Pedro, quanto com João.
Os três comerciantes se organizam numa Associação de Vendedores de Verduras e Hortaliças. A instituição tem como principal objetivo amanutenção da feira com o aumento da margem de lucro total de seus players.
O Desafio
Na reunião mensal da Associação, Pedro levantou que muito de suas vendas eram perdidas pela falta de um sistema de cartão de crédito. Argumentou que o atual panorama daquela região era a crescente popularidade dos cartões, devido a praticidade em comprar sem necessariamente ir até uma agência bancária para sacar aquantidade. Falou também sobre a violência que trazia resistência aos consumidores de Hortaliças e Verduras em carregar dinheiro em espécie na carteira.
Durante a argumentação de seu vizinho, João pensava que todos os seus clientes eram fiéis aos seus produtos, e que, portanto, imaginava que independente de haver ou não um terminal de cartão de crédito em sua barraca, suas vendas não seriamdiretamente afetadas positivamente. Foi então que, depois do discurso de Pedro, levantou a mão e argumentou contra a implementação do sistema. Lembrou Pedro sobre as altas taxas cobradas pela operadora de cartão para a manutenção do equipamento e não esqueceu de exclamar aos seus companheiros sobre o pedaço insistente do lucro que seria consumido a cada venda efetuada.
Pedro se manteve indiferente à...
tracking img