Estudo sobre enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA

Grupo de estudos sobre Enzimas - BQA 5131 – Turma A
Profa. Ana Lúcia S. Rodrigues




1-Conceitue sítio ativo ou sítio catalítico, holoenzima, grupo prostético, coenzima, apoenzima ou apoproteína, sítio alostérico e efetor ou modulador alostérico.
R – Sítio ativo é a pequena regiãode uma enzima onde ocorrerá uma reação química, sítio ativo ou sítio catalítico é o segundo sítio da enzima onde ocorre a reação enzimática.
Holoenzima: São enzimas conjugadas, a unidade é formadapor Apoenzima (porção proteica), e Coenzima (porção não proteica ou radical prostético).
Grupo prostético: Componente de natureza não-proteica de proteínas conjugadas que é essencial para aatividade biológica dessas enzimas.
Coenzima: Porção não proteica ou radical prostético de uma Holoenzima.
Apoenzima: Porção proteica de uma Holoenzima.
Sítio alostérico: É o sítio de umaEnzima Alostérica, onde a ligação do substrato a esse sítio afeta a conformação das demais subunidades da enzima.
Efetor ou modulador alostérico: Devido a sensibilidade as enzimas alostéricas, existemmetabólitos que podem atuar tanto como inibidores (redução da velocidade de reação), como ativadores (aumento da velocidade de reação).
2- Conceitue Km. Qual sua importância no estudo das enzimas?Dê exemplos
R – Km é a medida de afinidade pelo substrato. O Km de um substrato para uma enzima específica é característico, e nos fornece um parâmetro de especificidade deste substrato emrelação a enzima, quanto menor o Km, maior a especificidade, e vice-versa.
3- Como pode ser explicado do ponto de vista bioquímico a ação das sulfas e do metotrexato?
R – Sulfas: agem por antagonismometabólico. As sulfas são anti-infecciosos bacteriostáticos de amplo espectro. São ativas contra bactérias Gram + e -, determinados protozoários e alguns fungos.
Metotrexato: O metotrexato age...
tracking img