Estudo epidemiologico de riscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Londrina

ANTONIO FERNANDES NETO

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO SOBRE FATORES DE RISCO, PREVALÊNCIA E HÁBITOS DE SAÚDE ASSOCIADOS COM DISFUNÇÃO ERÉTIL EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS, EM HEMODIÁLISE NA CIDADE DE LONDRINA, 1999.

LONDRINA - PARANÁ 2.000

ANTONIO FERNANDES NETO

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO SOBRE FATORES DE RISCO, PREVALÊNCIA E HÁBITOS DE SAÚDE ASSOCIADOS COMDISFUNÇÃO ERÉTIL EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS, EM HEMODIÁLISE NA CIDADE DE LONDRINA, 1999.

DISSERTAÇÃO APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, EM MEDICINA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM MEDICINA, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM CLÍNICA CIRÚRGICA. ORIENTADOR: PROF. DR. MARCO AURÉLIO FREITAS RODRIGUES.

LONDRINA-PARANÁ 2.000 Dissertação defendida e aprovada

Banca Examinadora

Prof. Dr. Marco Aurélio Freitas Rodrigues Prof. Dr. Lauro Brandina Prof. Dr. Edson Duarte Moreira Jr.

Londrina, 15 de dezembro de 2000

Dedicatória

À minha mãe Iride e a meu pai Celso (In Memoriam) pelo exemplo de vida e pela cumplicidade nos caminhos que escolhi. A vocês agradeço por ser quem sou.

PRELÚDIO
Momento de aliarrazão e emoção. É tempo de agradecer e reconhecer aqueles que me acompanharam nesta incursão pelos caminhos da ciência. Neste período, submeti-me a crises socialmente programadas pelo campo científico, incorporando novos códigos, discutindo novas questões e descobrindo maneiras de resolver os problemas que se colocavam quer nas disciplinas cursadas, quer na pesquisa, ou ainda na elaboração dadissertação. Ao longo do mestrado contei com o apoio de profissionais já consagrados na área acadêmica, o que me estimulou a construir uma análise da pesquisa com pacientes renais crônicos. Ao mesmo tempo, fiquei na dependência da presença paciente, generosa e constante daqueles que fazem parte da minha vida pessoal, compartilhando angústias e também descobertas e assim me recompondo das tensões inerentes àsetapas do fazer científico. Tendo vencido desafios e momentos de provações, adquiri um certo background na pesquisa e tenho a sensação de que o processo criativo vem acompanhado por ambigüidades. De um lado, expressa-se um sentimento de prazer ao ver nascer o resultado de um parcimonioso e minucioso trabalho. De outro, insinua-se uma certa melancolia que se traduz nos limites, agora, impressos notexto e dispersos numa sucessão mnemônica de imagens presentes em mim. É o sentimento de quem é perfeccionista e considera que a obra não está acabada. Simultaneamente emerge um sentimento de satisfação, atenuam-se ansiedades por ter chegado à reta final, por ter ousado e cumprido o que me propus. Concebo desse modo meu estudo, com emoção e a infinita gratidão a todos que, de um jeito ou deoutro, contribuíram para a sua realização. É com este sentimento que termino esta dissertação. Agradeço de modo muito especial a todos os pacientes que se dispuseram a ser entrevistados e constituíram o material humano desta Dissertação de Mestrado. Ao meu orientador Prof. Dr. Marco Aurélio Freitas Rodrigues, pela idéia e disposição em orientar este trabalho, por sua presença durante todo o processo deelaboração deste estudo,

a minha admiração e o meu profundo agradecimento; Ao Prof. Dr. Edson Duarte Moreira Jr., jovem e brilhante pesquisador, reconhecido nacional e internacionalmente pela sua competência, meu interlocutor incansável neste trabalho, incentivador dos meus projetos científicos, Mestre do ofício que me conduziu neste ritual de passagem do trabalho acadêmico, com críticaminuciosa, indicando caminhos, o que muito contribuiu para a realização desta dissertação; Á Dra. Tiemi Matsuo , dedicada para ensinar e compreensiva dos limites dos neófitos, com quem troquei muitas idéias a respeito do material de pesquisa e fez com quem aprendi imprescindíveis lições de como aplicar a estatística na área médica; Á Dra. Ana Maria Bonametti, apaixonada pela academia, sedutora de...
tracking img