A lenda do minotauro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Lenda do Minotauro

Na mitologia grega, o terrível monstro com corpo de homem e cabeça de bicho vivia preso num labirinto gigante, construído porDédalo a mando de Minos, rei da ilha de Creta.
Dentro do labirinto, carne humana era a dieta do Minotauro. Ele não saía de lá para comer.
Eram, a cadasete anos oferecidos moças virgens e rapazes virgens em sacrifio a ele.
Pasífae, mulher de Minos, e um touro branco são os pais do Minotauro.
Teseufoi o herói de Atenas que consegui matar o Minotauro dentro do labirinto de Creta.
A expressão 'fio de Ariadne' na mitologia grega significa uma solução:um fio que, desenovelado, mostraria como sair do labirinto.

Yara - a rainha das águas
Yara, a jovem Tupi, era a mais formosa mulher das tribos quehabitavam ao longo do rio Amazonas. Por sua doçura, todos os animais e as plantas a amavam. Mantinha-se, entretanto, indiferente aos muitos admiradores datribo. Numa tarde de verão, mesmo após o Sol se pôr, Yara permanecia no banho, quando foi surpreendida por um grupo de homens estranhos. Sem condições defugir, a jovem foi agarrada e amordaçada. Acabou por desmaiar, sendo, mesmo assim, violentada e atirada ao rio. O espírito das águas transformou o corpode Yara num ser duplo. Continuaria humana da cintura para cima, tornando-se peixe no restante. Yara passou a ser uma sereia, cujo canto atrai os homensde maneira irresistível. Ao verem a linda criatura, eles se aproximam dela, que os abraça e os arrasta às profundezas, de onde nunca mais voltarão.
tracking img