Estudo dos solos na regiao de funilândia e sete lagoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA
E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS
CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

RELATÓRIO DE TRABALHO DE CAMPO

Governador Valadares
2012

AMANDA SOUZA MACHADO
DOUGLAS FERNANDES
FERNANDO FERNANDES

Relatório de trabalho de campo

Trabalho de campo desenvolvido no IFMG, campus Governador Valadares, como requisitoparcial para a conclusão do segundo período do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, avaliado pelos seguintes professores: Prof. Dr. Fúlvio Cupolillo e Daniela Cunha.

Governador Valadares, 04 e 05 de fevereiro de 2012
Sumário
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 5
METODOLOGIA 6
CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27

INTRODUÇÃO

O trabalho de campo é um a ferramenta crucialpara a disciplina de Geografia Física no curso de Gestão Ambiental. É através desta que os conceitos teóricos se afloram na prática. O trabalho de campo foi realizado nos trechos da BR 116, BR 262 e nas cidades de Sete Lagoas e Funilândia.
Durante o trabalho, foi possível ver os assuntos abordados em sala de aula como, degradação ambiental; intemperismo; perfis de solo; formação rochosa;classificação do solo; afloramentos rochosos; paleodeslizamentos. Foi visto também a área de transição entre dois biomas, Mata Atlântica e Cerrado. A Mata Atlântica Estende-se em toda região litorânea do Brasil, desde o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Ao norte tem temperaturas elevadas e ao sul um clima mais úmido. Seu solo é demasiadamente pobre com topografia muito acentuada.
De acordo com oIBAMA, “o Cerrado é constituído por árvores relativamente baixas, esparsas, disseminadas em meio a arbustos, subarbustos e uma vegetação baixa constituída, em geral, por gramíneas. Na época seca, os tapetes de gramíneas rasteiras parece palha, favorecendo, a propagação de incêndios.”
Na região da cidade de Sete Lagoas, observou-se o relevo cárstico (conjunto de feições subterrâneas esuperficiais formadas em rochas calcárias). O termo Karst significa campo de pedras calcárias e tem origem na região de Rjeka, ao norte do mar Adriático, na ex-Iugoslávia. O relevo cárstico é caracterizado por formas específicas que se desenvolvem devido à ação das águas subterrâneas (lençol freático), águas pluviais e fluviais. Porém, outros fatores são igualmente importantes, como: pureza do calcário,clima, cobertura vegetal e a posição geomorfológica do pacote rochoso, que deverá conter uma porção acima do nível hidrostático, para que haja a livre circulação da água meteórica que infiltra. Algumas feições são marcantes, como as dolinas (podem ser caracterizadas como uma depressão fechada circular ou semi-circular associada a rebaixamento topográfico coadjuvado por fenômenos cársticos desub-superfície).
A reação que contém a água como agente degradante das rochas calcárias, ocorre a partir da retenção do gás carbônico por meio da água, reagindo em contato com o calcário e formando bicarbonato de cálcio, substância bastante solúvel (Kohler, 2007). O constante contato entre a água e estas rochas produz diversas aberturas que podem se manifestar através de formas endocársticas eexocársticas. Exemplos típicos de formas endocársticas são as cavernas. As formas exocársticas ocorrem por meio de um processo que envolve a concentração de água e consequente dissolução do calcário, formando feições como dolinas. Karmann (2009) considera que “as dolinas são associadas a drenagens centrípetas e representam feições de relevo bastante típicas de drenagens cársticas, podendo se manifestar comodolinas de colapso e dolinas de dissolução, variando em diâmetro e profundidade”.
Outro fator observado com ênfase foram as erosões. Segundo Guerra (1998), “A erosão é um processo que ocorre em duas fases: a remoção das partículas do solo e o transporte dessas pelos agentes erosivos”. Entre esses processos foi analisada a formação de uma voçoroca que segundo os autores (Bertoni e Lombardi...
tracking img