Estudo dos Gases

Páginas: 10 (2329 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013



Estudo dos gases
(Resumo)




































Pedro Bonato de Souza
n°35
1° Etin Edi


TEORIA CINETICA DOS GASES

As partículas de um gás :

*Velocidade media *Energia cinética media

No gás ideal:

- O volume de um gás é igual ao volume dorecipiente que o conte. O volumes das partícula é sempre desprezível em relação ao volume do recipiente.

- A pressão que o gás exerce contra as paredes do recipiente que o contem as quais ocorrem sem variação da energia total.

-A temperatura absoluta (T) é diretamente proporcional á energia cinética media das partículas que constituem o gás.

Transformações de estado de um gás

Isolado: nãopermite troca de massa ou de calor com o meio ambiente.
Fechada: não permite troca de massa, mas permite troca de calor com o meio ambiente.
Aberto: permite troca de massa e de calor com o meio ambiente.

Transformação isotérmica

As transformações isotérmicas são aquelas que ocorrem á temperatura constante( o prefixo ‘ISO’ significa igual) nesse tipo de transformação é possívelverificar com a pressão e o volume se inter-relacionam.

1- Dobrando-se a pressão de um sistema, o volume ocupado pelo gás se reduz pela metade.
2- Reduzindo-se a pressão pela metade, o volume ocupado pelo gás dobra.















Essa constatação experimental é conhecida como Lei de Boyle e Mariotti
Em um sistema fechado em que a temperatura é mantida constante, verifica-se quedeterminada massa do gás ocupa um volume inversamente proporcional a sua pressão (a pressão e volume são grandezas inversamente proporcionais).

Matematicamente, quando duas grandezas variam em uma mesma proporção inversa, o produto entre elas é uma constante.

P . V = constante

i = estado inicial
f = estado final
Pi .Vi = Pf .Vf

Teoria cinética dos gases
A teoria cinética dos gasespermite determinar a relação entre grandezas macroscópicas a partir do estudo do movimento de átomos e moléculas.
 
Os físicos Boltzmann e Maxwell foram os principais responsáveis pela teoria cinética dos gases
No estudo dos gases ideais vemos que um gás é composto por átomos e moléculas, que se movem de acordo com as leis estabelecidas pela cinemática. Em um gás, suas partículas normalmente estãomuito distantes uma das outras, tendo o vazio entre si. Vemos também que a principal característica dos gases é de praticamente só existir interação entre suas partículas quando elas colidem umas com as outras.
Com relação à Lei dos Gases Ideais, podemos dizer que ela nos mostra a relação entre pressão, volume, temperatura e número de mols. Essa relação é obtida a partir de um modelo simples paraos gases, que permite determinar a relação entre grandezas macroscópicas a partir do estudo do movimento de átomos e moléculas. A teoria cinética dos gases se baseia em quatro postulados:
1 – o gás é formado por moléculas que se encontram em movimento desordenado e permanente. Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais.
2 – cada molécula do gás interage com as outras somente pormeio de colisões (forças normais de contato). A única energia das moléculas é a energia cinética.
3 – todas as colisões entre as moléculas e as paredes do recipiente que contém o gás são perfeitamente elásticas. A energia cinética total se conserva, mas a velocidade de cada molécula pode mudar.
4 – as moléculas são infinitamente pequenas. A maior parte do volume ocupado por um gás é espaço vazio.Partindo desses postulados, Boltzmann e Maxwell mostram que a energia cinética média do total de moléculas de um gás ideal é proporcional à temperatura conforme a expressão:

Onde k é a constante de Boltzmann e N é o número de moléculas. O valor de k pode ser calculado a partir da constante dos gases R e do número de Avogadro NA por

A expressão obtida mostra que a temperatura é proporcional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo Dos Gases
  • Estudo dos gases
  • Estudos dos gases
  • estudo dos gases
  • Estudos dos Gases
  • Estudo dos gases
  • Estudo dos gases
  • O estudo dos Gases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!