O QUE CADA IMPÉRIO COLABOROU PARA O POVO DE JUDÁ E ISRAEL

1665 palavras 7 páginas
O QUE CADA IMPÉRIO COLABOROU
PARA O POVO DE JUDÁ E ISRAEL

Jonathan da S. Pereira

Volta Redonda – RJ
2013

JONATHAN DA S. PEREIRA

O QUE CADA IMPÉRIO COLABOROU
PARA O POVO DE JUDÁ E ISRAEL

Trabalho apresentado á disciplina
Antigo Testamento I do Centro de
Formação Teológica
Instituto Ceforte – Turma A
Professora: Greice

Volta Redonda – RJ
2013

ÍNDICE

1. O IMPÉRIO ASSÍRIO

2. O IMPÉRIO BABILÔNICO

3. O IMPÉRIO MEDO-PERSA

4. O IMPÉRIO ROMANO

O IMPÉRIO ASSÍRIO

Neste período a Assíria crescia em poder e expandia o seu domínio. Salmaneser, então rei da Assíria (727-722 a.C.) subiu contra Israel e Oséias, reide Israel ficou servo dele e dava-lhe presentes (II Rs. 17). Impostos eram cobrados, pela Assíria, de Israel, que inicialmente cedeu, mas com a mudança do reinado na Assíria, o rei Oséias de Israel, resolve parar de pagar o tributo. Diante desta atitude, o novo rei da Assíria, marcha em direção a Samaria. Após uma resistência de aproximadamente três anos acabou sendo conquistada.
Muitos de Samaria foram deportados para outras regiões conquistadas pela Assíria, como a Mesopotâmia. E outras pessoas de territórios também conquistados pelos assírios foram levadas para Samaria, ocasionando uma mistura de culturas e religiões e dando origem aos conhecidos ‘samaritanos’.
Assim o fim chegou para Israel em722 a.C, quando os israelitas foram levados cativos pelos assírios e espalhados por outras nações.
“No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e transportou a Israel para a Assíria, e foi habitar em Hala e em Habor, junto ao rio Gozã, e nas cidades dos medos.” (II Rs 17:6)
E o rei da Assíria trouxe gente de Babel, e de Cute, e de Ava, e de
Hamate, e de Sefarvaim e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e tomaram a Samaria em herança e habitaram nas suas cidades.”
(II Reis.

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas