Estudo do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1. O livro narra uma tragédia grega a partir de um decreto criado pelo Rei Creonte que foi lançado onde dois irmãos apenas um poderia ser sepultado. É ai que entra Antígona que desobedece tallei causando assim uma sentença que era a morte fazendo até com que o filho do rei que por sua vez era noivo de Antígona que tenta interferir, mas não consegue com isso ele se mata e acaba morrendojunto com a noiva.
Direito positivo em Creonte: Creonte como governante falava que o morto condenado como criminoso não poderá ser enterrado para não descumprir sua ordem de governante aquele que seopusesse e desobedece se tal ordem será condenada a morte. é o decreto de Rei.
Direito natural em Antígona: Para Antígona seria desonroso não enterrar seu irmão ela busca a todo o momento o direitonatural, que é o que já nascemos com ele para cumprir o ritual de sepultamento para seu irmão. É o direito que ela teria em apenas enterrar seu irmão.
Questão 2. Na frase de São Tomas de Aquino pudeperceber um raciocínio machista que vem justificar a superioridade do homem sob a mulher cria se uma ideia de direito natural que perpetua injustiça na desigualdade de gêneros.
Já na visão de NísiaFloresta que coloca em caráter de igualdade as mulheres e os homens partindo do conceito do jus naturalismo moderno que é baseado na razão para revelar novos critérios de justiça colocando assim em xequeessa posição.
Questão 3. O jus naturalismo cosmológico- parte da ideia que os direitos naturais corresponderiam à dinâmica do próprio universo refletindo as leis eternas e imutáveis que regem ofuncionamento do cosmo sendo imutáveis, invariável no espaço, ações de bondade; objetiva; ordem natural das coisas.
O jus naturalismo teológico- é a doutrina cristã influenciada pelo Cristianismo atravésda existência de uma ordem superior, lei divina, subordinação do direito positivo ao direito natural.
O jus naturalismo moderno (racionalista)-buscando seus fundamentos na identidade de uma razão...
tracking img