Estudo do controle da glicemia na espécie homo sapiens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
CURSO DE MEDICINA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA

MANOEL LUCIANO ALVES DA FONSECA

ESTUDO DO CONTROLE DA GLICEMIA NA ESPÉCIE Homo sapiens

TERESINA
2011
MANOEL LUCIAMO ALVES DA FONSECA

ESTUDO DO CONTROLE DA GLICEMIA NA ESPÉCIE Homo sapiens

Relatório nº 06 apresentado à disciplina Fisiologia como registro de aula prática do dia 16 de setembro de 2011.Professores: Maia Filho e Fabrício Amaral.

TERESINA
2011


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 03
2 METODOLOGIA 04
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 05
5 CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O controle da glicemia é uma importante função do organismo, promovido essencialmente por dois hormônios pancreáticos: a insulina e o glucagon. Esses hormônios são regulados de forma bastante precisa,dependendo da concentração de carboidratos presente no organismo. Assim, quando a concentração de açúcar no sangue aumente (após uma refeição), a quantidade de insulina aumenta e a de glucagon cai. Já no jejum prolongado (durante o sono), a concentração de glucagon aumenta e a de insulina diminui. Quando esse controle é perdido, predispões o aparecimento de doenças, sendo a mais conhecida adiabetes.
A diabetes é uma doença caracterizada pala secreção inapropriada de insulina palas células beta do pâncreas, pelos defeitos da ação da insulina ou pela combinação de ambos os distúrbios. Apresenta como característica a hiperglicemia crônica, acompanhada de alterações no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. Em longo prazo está associado a alterações nos vasos sanguíneos, dosnervos periféricos, na retina, nos rins e entro outros tecidos importantes (LOPES, 2006).
A prática teve como objetivo, portanto, observar o funcionamento do controle da insulina e do glucagon em diferentes situações na espécie Homo sapiens como após exercício e após alimentação. O entendimento dos mecanismos do controle glicêmico é importante para o conhecimento de diversas doenças que afetam ometabolismo dos carboidratos.











2 METODOLOGIA


Para a realização dos experimentos foram utilizados quatro representantes da espécie Homo sapiens. Era pré-requisito que todos os participantes submetidos aos experimentos estivassem em jejum. Como material foi usado bombons de chocolate (fonte de carboidratos) e um glicosímetro digital.
Os quatroindivíduos participantes tiveram seus níveis glicêmicos basais mensurados com um glicosímetro a fim de se registrar o valor da glicemia de jejum. Para a medida da glicose, usou-se o dedo indicador, (pelo seu fácil acesso). Primeiro foi feita uma limpeza na ponta do dedo com álcool e posteriormente, (com um estilete automático) furou-se o dedo para a coleta de uma pequena gota de sangue para analise.
Oprimeiro participante, ao ter seu teor de açúcar mensurado, comeu um bombom de chocolate e realizou dez minutos de exercício aeróbicos (subir e descer uma rampa). Após esse período, o nível de glicemia foi novamente mensurado e depois um período de descanso, foi realizado mais dez minutos de exercícios aeróbicos. Passado esse tempo, o nível glicêmico foi mensurado pela ultima vez. Ao resultadosforam registrados para analise.
O segundo participante fez somente exercício sem comer chocolate. Após mensurar os níveis de glicose pela primeira vez, foi pedido que realizasse dez minutos de exercícios aeróbicos. Após um período de descanso, o participante fez mais dez minutos de exercícios. Os dados foram utilizados para analise.
O terceiro participante apenas comeu chocolate. Foi solicitadoque o individuo comesse um bombom de chocolate. Passados dez minutos foi fita uma segunda mensuração do nível de glicose. Passado mais dez minutos foi feita uma terceira mensuração. Os dados foram registrados a analisados.
O quarto participante foi o controle do experimento, pois não houve reação alérgica ao medicamento. Primeiramente foi medido o nível de glicose com o glicosímetro. Depois...
tracking img