Estudo do comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO
FACULDADE DO NORTE GOIANO
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO






















O COMPORTAMENTO HUMANO



Morgana Medeiros Rocha Santos

















Porangatu/GO
Nov/2012
Morgana Medeiros Rocha Santos
























O COMPORTAMENTO HUMANOTrabalho apresentado à disciplina de Psicologia Aplicada, ministrada pelo(a) professor(a) Dra. Ângela, como requisito parcial de avaliação bimestral do ano de 2012/2.












Porangatu/GO
Nov/2012

Sumário


Introdução 4

A lógica do comportamento e a história da vida 5

O aspecto impalpável do psiquismo humano 6

A complexidade do comportamentohumano 7

A evolução do estudo do comportamento 8

Principais aplicações dos estudos do comportamento 10

Conclusão 11

Referências Bibliográficas 12
































Introdução



Observa-se que os estudos de comportamento são tratados como a ciência da informação nas ultimas seis décadas, portanto entende-se que essa área é um campooriundo de limitações e com fundamentos em pesquisas e estudos, sendo assim sabe-se e toma-se conhecimento do constituinte resultado e da evolução dos mesmos.


























































A lógica do comportamento e a história da vida



Do ponto de vista lógico, podemos entender que, os estudos sobre esseassunto não podem ser seguidos através das ciências exatas.

Diante das descobertas feitas pela física, química e matemática, os estudiosos da psicologia descobriram que o atraso dessa ciência era devido ao enfoque por ela utilizado, que divergia da metodologia usada pela ciência exata.
Em 1860 Fechner publicou o livro Elementos de psicofísica, onde demonstra como fazer medidas precisas doseventos e quantidades mentais, bem como o môo pelo qual as quantidades psíquicas se relacionam com as físicas. A partir desse livro estava lançada a pedra fundamental da Psicologia Experimental, que teve em Wundt a sua maior expressão, trabalhando no seu relatório na Universidade de Leipzi, em 1875. A abordagem de Wundt à psicologia era rigidamente sistemática e lógica, tinha lugar para tudo.
É fácilentender porque essa forma de estudo do comportamento humano não teve vida longa. Descobrindo as leis que regiam o psiquismo humano, o segredo acabava já que podia- se saber o quê ia acontecer.
Freud frisou que a lógica humana segue leis próprias e utiliza modelos especiais. O grande legado de Freud foi o método de estudo do psiquismo (estudo de casos), onde procura reconstruir a história devida anterior ao sintoma atual.










O aspecto impalpável do psiquismo humano

Não se pode negar que as drogas, desenvolvidas pela farmacologia, têm o poder de inibir e estimular determinados comportamentos. Jacob Levi Moreno e Kurt Lewin contribuíram para o desenvolvimento da psicologia social.
Moreno concluiu que "isto nos leva a distinguir, em um sistema sociométrico, trêsprocessos: a realidade externa, a realidade interna da matriz sociométrica e a realidade social propriamente dita".
Lewin, concluiu que "cada indivíduo em si seja um campo de força e que ele se acha inserido em outro campo de força que é constituído pelo grupo social".
O método de observação, como muitos fenômenos de comportamento humano, não pode ser experimentalmente estudado ou comprovado, porquefogem ao princípio da experimentação ou porque são constituídos de fatos que se espalham ao longo de grande lapso de tempo.
Podemos utilizar o método de observação em vários setores de uma organização. Como por exemplo, no setor de Marketing, onde pesquisaremos produtos em seu mercado ou nos Recursos Humanos, onde avaliar- se- á o desempenho humano.













A complexidade do...
tracking img