Estudo do bico de bunsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO



Conhecer a utilização e manuseio adequado do bico de Bunsen. Observando os tipo de chama que podem ser encontrados através da combustão completa e incompleta.




INTRODUÇÃO



O Bico de Bunsen é um aparelho idealizado pelo químico alemão Robert W. Bunsen (1811-1899), professor de química da Universidade de Heidelberg, em 1852.
É um dispositivo amplamenteusado em laboratórios científicos para aquecer substâncias. É utilizado na esterilização de pequenos objetos, para aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e para muitas outras finalidades. Basicamente, um bico de Bunsen é um queimador de gás de pequeno porte com uma chama ajustável, onde se pode manipular a quantidade de gás e ar.
A constituição de um bico de Bunsen inclui umtubo de metal vertical, que é ligado a uma base. Esta base inclui um bocal para conectar-se com uma fonte de combustível, bem como uma válvula de gás e um regulador de combustão para controlar a quantidade de ar através de pequenos buracos na base do tubo. O gás se mistura com o ar na parte inferior do tubo e, logo em seguida, vai em direção ao topo do tubo, onde pode ser aceso com um fósforo ouisqueiro, produzindo uma notável e luminosa chama, que pode ser controlada tanto na sua altura quanto em sua intensidade. Existem vários tipos de bicos de Bunsen disponíveis no mercado para uso com gás liquefeito de petróleo (GLP), gás do carvão hulha e gás natural.
A chama produzida pelo bico de Bunsen varia em cor (amarelo-laranja à azul) e temperatura (300º C à 1600º C). Quando osorifícios de ar (oxigênio) são totalmente fechados na base do aparelho, o gás só irá se misturar-se com o ar ambiente depois que ele saiu do tubo, na parte superior. Essa mistura produz uma chama amarelo brilhante conhecida como “Chama de Segurança”, pois é mais fácil de ser visualizada e menos quente. Esta chama também é referida como chama “suja” pelo fato de deixar uma camada de carbono (fuligem) sobreo que é aquecido. A temperatura atingida é de cerca de 300º C.
O bico de Bunsen também permite a realização o Teste de Chama, na qual, é um procedimento usado para testar qualitativamente a presença de certos metais em compostos químicos.
Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectrode emissão do elemento, o composto vai modificar a cor da chama para uma cor característica. Essa característica pode ser observada também na pirotecnia por produzir uma gama de cores. Como em shows de cores nas queimas de fogos.
  O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpocom ácido clorídrico para retirar resíduos de analíticos anteriores.



PARTE EXPERIMENTAL




1 Procedimento




1 Análise de Chama



Primeiramente foram fechadas as entradas de ar e, logo em seguida, foi aberto a válvula do gás. Acendeu-se um palito de fósforo na parte superior do Bico de Bunsen para que a chama do bico se acenda.
O anel de regulagem foi giradoe deixado na posição aberta para que a chama fique violeta.
Com um palito de madeira foi percorrido as regiões da chama e verificado as diferenças de temperatura nas zonas interna, intermediária e externa, e observado a rapidez de queima do palito nessas determinadas regiões.


2 Combustão incompleta do gás



Foi fechado completamente a janela do Bico de Bunsen e observado amudança na coloração da chama (de azul-violeta para amarelo).
Depois pegou-se um erlenmeyer de 250 mL e, segurando sua extremidade, passou-se a vidraria durante alguns segundos sobre a chama e observou-se a substância preta formada.


3 Teste de Chama



Colocou-se uma pequena quantidade de cada sal - Sulfato de Cobre (CuSO4), Cloreto de Potássio (KCL), Cloreto de Cálcio (CaCl2),...
tracking img