Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio panorama.
Campina Grande, 18/10/12.
Aluno: Gabriel torres.
Professor: Everaldo Agra.
Matéria: História.

República Romana

Republica romana
Conquistas territoriais
Durante o períodorepublicano, Roma transformou-se de simples cidade-estado em um grande império, voltando-se inicialmente para a conquista da península Itálica e mais tarde para todo o mundo da orla do marMediterrâneo.
Como a expansão territorial provocou profundas transformações na vida econômica, social e política de Roma, divide-se esse período em duas fases: a primeira, que se estende até o século III A.C.,identificada com a conquista da península Itálica; e a segunda, que corresponde à formação do poderoso império mediterrâneo.

Guerras Púnicas
Cartago antes da Primeira Guerra Púnica.
A expansãofora do território da península Itálica teve início com as Guerras Púnicas contra Cartago, cidade-estado fenícia localizada no Norte da África, que por volta do século III A.C. dominava o comércio doMediterrâneo.
Com as Guerras Púnicas, começa a fase verdadeiramente histórica de Roma, cujos acontecimentos possuem registros documentados pelo historiador grego Políbio, que conviveu com osprotagonistas romanos do conflito.
Os ricos comerciantes cartagineses possuíam diversas colônias na Sicília, Sardenha, Córsega, Malta e Gozo .Mais a oeste, eles tiveram colônias nas ilhas Baleares, cujosnativos tiveram papel importante nas tropas cartaginesas. Na península Ibérica, colonizaram partes de Granada e Andaluzia . Além do estreito de Gibraltar, eles conheciam, e talvez colonizassem as ilhasCanárias e conheciam a costa da África até o rio Senegal.
O mundo romano, ao final da Segunda Guerra Púnica (em verde), e depois por volta de 100 a.C. (laranja).
Os conflitos entre Roma e Cartagoiniciaram-se a partir da expansão romana pelo sul da península Itálica. O motivo da guerra foi o choque entre o expansionismo romano e o cartaginês [2]. Quando Roma anexou os portos do Sul da península...
tracking img