A influencia da gastronomia no turismo da cidade de salvador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho monográfico apresenta como tema: A influência da gastronomia no turismo da cidade de salvador e como problema: De que forma a gastronomia influencia o turismo da cidade de Salvador?
Demonstrando que a gastronomia pode ser um importante impulsionador da economia da cidade principalmente no setor turístico e também em outros setores como as empresasligadas ao ramo da alimentação. Pode-se observar que a profissionalização desse setor é fundamental para que se tenha uma resposta positiva tanto as pessoas que irão consumir os produtos, os turistas, como os profissionais que irão trabalhar nesse setor, para que exista uma valorização do profissional e uma inclusão através desse setor.
A motivação principal para o desenvolvimento destetrabalho é poder demonstrar que o Turismo gastronômico é um importante atrativo turístico inserido na forte cultura da cidade de Salvador.
Após a verificação do problema e da justificativa para o tema, apresentou-se como hipótese:


▪ A Gastronomia é um atrativo pouco explorado na atração de turistas para a cidade de Salvador.
▪ A gastronomia movimenta a economia local emvários setores.
▪ Para melhor atender o turista e para que haja a inclusão da sociedade na atividade gastronômica de Salvador é necessário pessoas qualificadas e profissionalizadas.


Essa monografia tem como objetivos gerais: Identificar até que ponto a gastronomia influencia no turismo da cidade de Salvador.
Em termos específicos visa:


▪ Caracterizar agastronomia de Salvador.
▪ Verificar a importância da gastronomia para o Turismo em Salvador.
▪ Analisar o forte potencial cultural da cidade de Salvador onde a gastronomia está incluída significantemente.
▪ Demonstrar a importância da profissionalização das pessoas que já trabalham ou irão trabalhar com gastronomia em Salvador.
A metodologia utilizada para elaboração dopresente trabalho constituiu-se por pesquisas bibliográficas, consultas em periódicos e de pesquisas na internet. A pesquisa bibliográfica teve como função dar sustentação a fundamentação teórica e através dela dar suporte ao trabalho apresentado. Além de questionários aplicados aos turistas para um melhor embasamento da presente monografia.
O segundo capítulo apresenta a fundamentação sobreo turismo e alimentação; conceitos de turismo; história do turismo; turismo na atualidade; historia da alimentação; formação da gastronomia baiana; subdivididos em influência indígena, influência portuguesa e influência africana. Os aportes teóricos desse capítulo foram: Ruschaman (1997); Flandrin; Montanari (1998); Beni (2000); Cascudo(2004); Fernandes (2000); Lage; Milone (2000) Castro (2002);Flagliari (2005); Verger (1999); Franco (2001); Foster (199-); OMT (2001); Castelli (1990) e Oliveira (2002);Trigo; Panosso (2003).
O terceiro capítulo apresenta o histórico da cidade de Salvador, a infra-estrutura turística da cidade, a influência da gastronomia no turismo e os resultados obtidos através dos questionários aplicados Tendo como embasamento teórico os seguintes autores:Schluter (2003); Flandrin; Montanari (1998); Barreto (2000).



























2. CONCEITOS DE TURISMO

Segundo a Organização Mundial de Turismo OMT (2001, p. 38): “O turismo compreende as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares”.Diferentes do seu entorno habitual e por um período consecutivo inferior a um ano por lazer,negócios e outros".
Existem outras definições como: "Fazer turismo significa consumir tempo fora da residência habitual. O consumo do tempo turístico depende, inicialmente, de como a pessoa distribui o seu tempo de lazer” (CASTELLI, 1990, p. 40). Entretanto, não existem definições claras que distinga atividade turística de outros setores por conta da atividade turística ser uma área...
tracking img