Trabalho de charge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agora, projete a imagem abaixo, disponibilizada no site http://www.clickpb.com.br/artigo2.php?id=20091223012345

Atividades de interpretação oral, com elaboração de quadro de análise.Para compreendermos as charges, os cartuns e outras imagens, precisamos trazer à mente um dado conhecimento de mundo, que vem a ser ativado graças a certos tipos de relações: as relações de semelhança(icônicas), as relações de contiguidade (indiciais) e as relações simbólicas.
Professor: à medida que vocês forem interpretando, façam as devidas anotações dessas relações em um quadro, contendo 3colunas, nas quais serão anotadas as relações de semelhança (icônicas), as relações de contiguidade (indiciais) e as relações simbólicas. Elas estão apresentadas nas respostas.
a) Quem é o personagemdessa charge? (Resp.: O presidente Lula, o qual podemos identificar pela relação de semelhança entre ele próprio e sua caricatura. Conforme veremos adiante, essa relação de semelhança é chamadaicônica.)
b) Que região do país está sendo retratada? (Resp.: Região Nordeste)
c) Por que podemos afirmar isso? (Resp.: Pelo solo seco, pela vegetação; por sabermos que lá ainda há muita gentepassando fome (daí as panelas vazias), e também por sabermos que Lula é nordestino. Conforme veremos à frente, esses elementos são denominados ÍNDICES.)
d) A que fases da vida do personagem aspalavras “ontem” e “hoje” estão relacionadas?
e) Analisando o quadro “ontem”, podemos identificar que o personagem teve um passado cheio de privações? Quais são os sinais (ÍNDICES) que nos permitemchegar a essa conclusão? (Resp: O personagem usa calção rasgado, está descamisado, com os pés no chão; suas panelas estão vazias.)
f) Analisando o quadro “hoje”, percebemos que, emboraenvelhecido, trata-se do mesmo personagem? (Resp.: Sim, pela semelhança entre as caricaturas. E pelas palavras Lula, “ontem” e “hoje”.)
g) Onde ele mora agora? (Resp.: Em Brasília.)
h) Como...
tracking img